Nesta sexta-feira, 22/05, o secretário de estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral e o secretário de estado adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, participaram de mais uma coletiva de imprensa virtual para analisar a situação da pandemia da covid-19 no Estado, bem como analisar ações de enfrentamento à doença.

Fotos: Alexandre Scotti

Na ocasião, Passalio abriu a coletiva falando sobre o Programa Minas Consciente, que na próxima semana completa seu primeiro mês implantado. “O programa está em franca expansão. Hoje, há 43 municípios que aderiram ao programa e tal número cresce diariamente. O Minas Consciente atinge hoje cerca de 1.6 milhão de habitantes em todo o estado. Nosso objetivo é salvar vidas e para isso a ação funciona em plena harmonia com a secretaria de saúde. Saúde e economia estão juntas”, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico.

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, deu início à sua fala informando sobre a nota 100 no Ranking de Transparência da Covid-19 que o Estado de Minas Gerais recebeu pela Open Knowledge Brasil, organização voltada à promoção da transparência da informação. A classificação avalia a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia que têm sido publicados pelos estados e União em seus portais oficiais. “Para nós essa notícia é muito importante, pois reforça para toda a população o compromisso do Governo em relação à transparência e a seriedade da gestão para obter resultados”, ponderou o secretário.

Foi anunciado também que a Fundação Hemominas recebeu aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para realização da pesquisa sobre plasma de pessoas que se curaram da covid-19. “A partir de agora a Hemominas fará um recrutamento de possíveis doadores para recolhimento do plasma e aplicação em pacientes graves, conforme protocolo aprovado. É mais um passo importante no enfrentamento à covid-19 dado pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), pela Hemominas e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), responsáveis pelo desenvolvimento do estudo”, analisou o secretário.

Amaral anunciou também a entrega de 10 respiradores, feita nesta sexta-feira, para a macrorregião do Jequitinhonha para reforçar a UTI da Santa Casa de Caridade de Diamantina, unidade de saúde referência para atendimento de pacientes com covid-19 adulto da região. “Nosso objetivo é ampliar a capacidade assistencial desta região, trazendo mais equilíbrio e melhora na assistência à saúde dos moradores”, afirmou.

Com relação aos respiradores adquiridos pelo Governo, o secretário afirmou que os equipamentos serão entregues em junho, julho e agosto e estão dentro do prazo de entrega estimado.

6fe09684-54bf-4d89-9604-0e799f20b046

Taxa de transmissão

Questionado sobre a taxa de transmissão da covid-19 em Minas Gerais, o secretário explicou que tal taxa, também conhecida como R0, é acompanhada diariamente pelos profissionais de saúde da SES-MG. “Atualmente, temos o R0 de 1.24, ou seja, uma pessoa contaminada está transmitindo para 1.24 indivíduos. É uma taxa que demonstra a eficiência do isolamento e das ações de enfretamento à pandemia e o ideal é termos o R0 em volta 1.0, o que significa dizer uma pessoa transmitindo a doença para apenas uma outra pessoa. Contudo, no início da pandemia, nosso R0 era 4.5, então nesse momento, estamos com uma taxa muito bem controlada”, avaliou Carlos Eduardo Amaral.

Pico da doença em Minas Gerais

Quanto à projeção do pico da doença, data estimada em que haverá um maior estresse assistencial na saúde devido ao aumento do número de casos da doença, Amaral explicou houve uma desaceleração desta projeção. “Em nossa última avaliação, o pico passou do dia 09 de junho para o dia 10/06. Nossa intenção, e já estamos em análise para ver se há viabilidade de executar, é separar as projeções de acordo com o estado. No início, as projeções eram feitas com base nas incidências totais de casos no Brasil. Agora, queremos realizar a projeção com base na curva epidemiológica e incidências de Minas Gerais. Acredito que a partir da semana que vem já teremos condições melhores de fazer a projeção desta forma. Como Minas Gerais apresenta uma evolução da doença de forma mais lenta, é provável que ao realizarmos a projeção com base no estado em si, a data seja ainda mais distanciada”, explicou o secretário.

Testes PCR

O Governo Federal faz o repasse às Secretarias Estaduais de Saúde de todo o país de testes PCR para o diagnóstico laboratorial da covid-19. Tais envios são feitos mediante programação prévia e enviados em remessas. Em Minas Gerais, os testes são direcionados à Fundação Ezequiel Dias (FUNED) que os utiliza de acordo com os protocolos de atendimentos. “É muito importante ressaltar que mesmo que haja um grande envio de testes, eles serão utilizados mediante os protocolos previamente definidos. Nossa intenção é ampliar a testagem, conforme haja a disponibilidade de testes e seus insumos. Então, são diversos fatores que precisam ser analisados para expandirmos a testagem de forma adequada e organizada”, afirmou Amaral.

Ainda com relação aos testes, foi explicado que é fundamental que qualquer sintoma de gripe pode ser ou não em decorrência da covid e, independentemente de a pessoa fazer ou não o teste e de seu resultado, é necessário que ela fique em isolamento por 14 dias. “Qualquer teste não tem 100% de precisão. O PCR possui até 70% de confiabilidade, ou seja, temos uma margem de 30% de pessoas que podem não estar com o vírus ou do teste ser impreciso. Por esse motivo, toda a pessoa que tiver qualquer sintoma gripal deve se isolar pelos 14 dias, conforme recomendado”, concluiu o secretário.

Por Paula Gargiulo