Nesta sexta-feira, 22/5, numa iniciativa do Governo do Estado por meio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a devolução de 14 ventiladores pulmonares que, nas últimas semanas, passaram por reparos na Academia da PMMG, em Belo Horizonte. Os equipamentos pertencem ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), administrado pela Unimontes.

Ao todo 26 equipamentos foram levados para a Academia da Polícia Militar para reparo de defeitos mecânicos ou substituição de peças. O trabalho foi executado por meio de parceria estabelecida pela Polícia Militar com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e empresas privadas.

Créditos: Ascom/Unimontes

Com o início da devolução dos equipamentos a reitoria da Unimontes fará análise de demanda de reincorporação de parte dos ventiladores ao HUCF. O excedente, será disponibilizado à unidade Regional da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em Montes Claros, para cessão a hospitais sediados no Norte de Minas que possuem espaço adequado para instalação de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Durante a devolução dos equipamentos à Unimontes o tenente Eduardo Aguiar, do setor de Logística da 11ª Região de Polícia Militar (RPM) sediada em Montes Claros, frisou que “ampliamos nosso compromisso com a sociedade no enfrentamento à Covid-19. Nesta primeira fase estão sendo distribuídos no Estado 75 respiradores recuperados, equipamentos essenciais para salvar vidas”.

Já o major Edson Luís Gonçalves Pinheiro, assessor de comunicação da 11ª RPM, explicou que “em outro momento, além da devolução dos outros 12 ventiladores ao HUCF, a PM repassará mais dois itens recuperados para fundações hospitalares de pequenos municípios do Norte de Minas, sendo uma delas em Varzelândia. O outro destino ainda será definido, conforme demanda da Regional de Saúde”.

Por Pedro Ricardo