A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e da Unidade Descentralizada de Caratinga (UDC), realizam nesta semana, entre os dias 18 a 22/05, uma força-tarefa para o enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti nos municípios de Naque e Vargem Alegre, Macrorregião Vale do Aço. Na próxima semana (25/05 a 29/05) será a vez dos municípios de Córrego Novo e Entre Folhas.

WhatsApp Image 2020-05-20 at 11.22.56

As ações de enfrentamento à dengue nos municípios, segundo Micheli Egydio, referência técnica em Arboviroses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, são realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Obras e Departamento Municipal de Vigilância Epidemiológica de cada município. A equipe é composta por técnicos em controle vetorial da Regional de Saúde, Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e servidores municipais de outras secretarias.

“O Núcleo de Vigilância Epidemiológica da nossa regional definiu uma estratégia em conjunto com os técnicos do setor. Inicialmente começamos o trabalho com os municípios em alta incidência. Estávamos programando um município por semana, mas com o aumento de municípios em média incidência, decidimos trabalhar com duas equipes e em dois municípios por semana, priorizando os municípios em alta e muito alta incidência”, detalhou Micheli.

Ainda segundo Micheli, antes da força-tarefa é realizada visita técnica de supervisão, onde é solicitada parceria do município e o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para proteção contra a Covid-19, para as equipes que atuarão no campo. Devido a pandemia de Covid-19 todas as ações são realizadas nos peridomicílios, o objetivo é proteger os técnicos e o morador durante as ações de combate ao Aedes.

O coordenador da força-tarefa de uma das equipes, Valtemir Leal, informou que a ação tem o objetivo de remover de inservíveis, casa a casa e peridomicílios, além da eliminação de criadouros. Na ação também estão incluídas uma capacitação para os técnicos dos municípios sobre a utilização da bomba costal motorizada (UBV costal) e a utilização do novo inseticida Cielo.

“Começamos as intervenções nos locais de maior infestação, onde o manejo ambiental seja urgente, auxiliando o município na redução destes focos e, consequentemente, dos casos suspeitos. Mas ressaltamos sempre que a força-tarefa ajuda muito, é necessária, mas sem a colaboração da população não há como obtermos êxito nesse enfrentamento. Até o momento retiramos, entre lotes vagos, fundo dos quintais, margem da BR 116, mais de 200 sacos de 100 litros, aproximadamente uma média de dois mil quilos (duas toneladas) de inservíveis”, disse.

A força-tarefa é realizada com auxílio do município, onde caminhões são disponibilizados para recolher os materiais retirados dos lotes vagos, dos fundos dos quintais, já os servidores da Secretaria Municipal de Obras realizam capina e limpeza de vias públicas, onde o objetivo é a eliminação dos focos do vetor Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue).

Cenário Epidemiológico Macrorregional

Em 2020, até o momento (18/05), a Macrorregião Vale do Aço registou 967 casos prováveis (suspeito + confirmado) prováveis de dengue, já Minas Gerais registrou 68.750 casos. Em relação à Febre Chikungunya, foram registrados 105 casos prováveis da doença na Macrorregião, o total do Estado são 1.385 casos. Já em relação à Zika, foram registrados 03 casos prováveis na Macrorregião, o total do Estado são de 317 casos prováveis registrados, sendo 32 em gestantes.

Quanto aos óbitos, em 2020, não foram registrados 06 óbitos pelo por dengue foram confirmados nos municípios de: Alfenas, Medina, Guaxupé, Itinga, Carneirinho e Raposos e 34 óbitos permanecem em investigação. Quanto a Febre Chikungunya há um (1) óbito suspeito no município de Campo Belo.

Plano de Contingência Macrorregional

O Plano de Contingência Regional para o Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes tem como objetivo organizar os serviços de maneira intersetorial frente a uma tríplice epidemia. O plano contempla aspectos relacionados à vigilância em saúde, controle vetorial, assistência ao paciente, gestão, mobilização e comunicação social.

No início de 2020, considerando o alto índice de infestação predial verificado em alguns municípios da Macrorregião Vale do Aço, estão sendo realizadas desde o mês de fevereiro, ações preventivas de enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.

A seleção dos municípios prioritários para intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti obedeceram a alguns critérios como: alto índice do LIRAa, incidência de arboviroses nas últimas 04 semanas e as mudanças de profissionais (necessidade de capacitação). A partir da análise desses critérios, foram selecionados primeiramente os municípios considerados prioritários, com maior risco de surto de arboviroses, classificados em alta ou muito alta incidência.

Na primeira quinzena do mês de maio foram realizadas visitas técnicas de supervisão nos municípios de Açucena, Córrego Novo, Entre Folhas, Naque, São João do Oriente, Ubaporanga e Vargem Alegre para alinhar as estratégias de enfrentamento junto a vigilância epidemiológica destes municípios. De acordo com o Plano de Contingência Macrorregional a força-tarefa seguirá nas próximas semanas com os municípios em média incidência: Açucena, Bom Jesus do Galho, Inhapim e São João do Oriente e Santa Bárbara do Leste.

As equipes de trabalho para apoio aos municípios são compostas por Agentes de Saúde da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), lotados na Unidade Descentralizada de Caratinga (UDC) e por referências técnicas em arboviroses da Regional de Saúde Coronel Fabriciano. Uma equipe formada pelos técnicos: Paulo Cesar, João Batista de Carvalho, José Lopes, Felipe Ribeiro, Ian rocinsk, Aloísio Carlos e Cláudio Gonçalves, e uma outra equipe formada pelos técnicos: Valtemir Leal, Adeir de Almeida, Wanderley Alexandre, Sebastião Flausino, João Batista Dias, Domingos Sávio e Carlos Lobo.

Fotos das ações de enfrentamento realizada nos municípios disponíveis no link: https://bit.ly/36vFU8V

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão