A Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), promoveu ontem à tarde (14-05) a segunda videoconferência para coordenadores municipais de Atenção Primária à Saúde dos 51 municípios da Região Leste.

Videoconferência Atenção Primária

A pauta da vídeo, conduzida pela coordenadora do NAPRIS da SRS-GV, Lidianny Pego e pelas referências técnicas Samira Brito Viana e Emyli Chaves Fernandes, abordou os últimos regramentos e atualizações dos programas de Atenção Primária à Saúde durante a Pandemia do Covid-19 .

”Nosso objetivo foi orientar os municípios quanto as ações a serem realizadas neste cenário de pandemia nos que diz respeito aos programas da Política Estadual de Promoção à Saúde, Bolsa Família, Oferta de Atividade Física, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, Controle do Tabagismo, Práticas Integrativas e Complementares, Saúde na Escola, Crescer Saudável, Vigilância Alimentar e Nutricional e de Suplementação da Vitamina A”, informou Lidianny Pêgo.

Entre as orientações, a técnicas ressaltaram aos municípios, aspectos sobre a Resolução SES-MG número 7.090 de 29/04/2020, que estabelece, em caráter excepcional e provisório face ao Covid-19, as normas de repasse, acompanhamento, controle e avaliação do incentivo de custeio do Programa Política Estadual de Promoção da Saúde, no âmbito do SUS/MG.

A coordenadora de Atenção Primária do município de Gonzaga, Deyse Viviane Arruda Magalhães, salientou que é a terceira vez que participa de web conferência com a SRS-GV, sendo duas do NAPRIS e uma da CIB Micro. “Acho essa iniciativa uma excelente ideia, pois apesar de termos sempre uma boa comunicação com as referências técnicas, ainda sim, isso gera um distanciamento e um receio de não estarmos no caminho certo, uma vez que vivemos um momento de tantas incertezas, como nessa Pandemia do COVID-19”, disse.

A coordenadora Deyse Magalhães acrescentou, ainda, que reunião virtual foi um momento em tempo real de maior interação, que possibilitou sentir a realidade dos municípios vizinhos, além das dúvidas que foram esclarecidas de forma uniforme. Isso nos trouxe a segurança e um sentimento de que não estamos sós”, finalizou.

Por Frederico Bussinger