A chegada da pandemia da Covid-19 cobrou urgência por parte das instituições de saúde para a tomada de decisões rápidas e eficazes frente ao enfrentamento da doença. Com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais de Minas (SES-MG), não foi diferente. Além de implementar as ações assistenciais e epidemiológicas para prevenção e controle do Coronavírus, a Secretaria também tem buscado soluções tecnológicas que auxiliem a população, sem que as pessoas precisem sair de casa, por meio de atendimento digital.

Uma dessas soluções é a criação de uma plataforma de gestão da inovação em Telemedicina, que oferece um direcionamento para o acesso à saúde do Estado, neste momento específico de pandemia da Covid-19. Pelo aplicativo é possível identificar, triar e encaminhar um paciente com suspeita da Covid-19 que procure uma unidade de saúde mais próxima. “Com as orientações de manter o distanciamento e evitar procurar o serviço de saúde quando tiver um quadro gripal leve, a telemedicina faz-se necessária para podermos ampliar o contato com o cidadão e orientá-lo adequadamente ”, explica o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o governo de Minas e a techtools ventures, empresa que agrega as melhores soluções de healthtech de 38 países, que doou para o estado, por um período de três meses, o direito ao uso da tecnologia de certificação de identidade dos pacientes, triagem inteligente para Covid-19 e plataforma de teleconsultas.

O aplicativo, que tem uma navegação intuitiva, permite que cada cidadão faça o seu registro e também cadastre seus familiares. Por meio de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial, a pessoa fará uma triagem, respondendo questões relacionadas ao seu atual estado de saúde para ter uma orientação sobre o seu nível de criticidade - recebendo orientações para fazer o isolamento domiciliar, ser direcionado à teleconsulta, providenciar sua ida com urgência a um hospital ou posto de saúde, ou ainda, descartar a suspeita de contaminação.

Especificamente, no que se refere à teleconsultas, o paciente poderá agendar consultas online, receber atendimento e evitar os riscos de contaminação e a espera em consultórios e hospitais. Médicos, enfermeiros e psicólogos da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), foram capacitados e irão atender aos pacientes por meio desta plataforma.

Segundo Jeff Plentz, presidente da techtools ventures, é uma contribuição valiosa poder apoiar o estado de Minas Gerais em um momento sensível e com tecnologia de ponta. “Reunimos as melhores tecnologias de certificação de identidade, triagem e telemedicina para que o Estado de Minas Gerais possa ter um melhor controle de seus casos de coronavírus. Com base nestes dados acurados e precisos, o Estado poderá gerir suas políticas de saúde pública de forma ainda mais assertiva, e engajando a comunidade na vigilância participativa, tomando ações preventivas como alertas de zonas com maior taxa de contaminação ou ainda”.

O app está disponível para download no Google Play (Android) e, em breve na App Store (iOS).

Baixe o aplicativo e cuide da sua saúde e de seus familiares!

Navegação passo a passo

‘Saúde Digital MG - Covid19’ é uma plataforma para auxiliar os cidadãos a realizarem uma autoavaliação de saúde com foco no coronavírus, oferecendo um direcionamento para o acesso à saúde do Estado.

Após fazer o cadastro, o cidadão preenche um formulário de autoavaliação do seu estado de saúde; ele poderá ser direcionado para uma teleconsulta inicial com médico, de acordo com seu grau de criticidade, identificado por meio de inteligência artificial.

Para se cadastrar é bem simples: cada cidadão inclui os seus dados pessoais. A tela do cadastro do perfil pede uma foto de rosto do usuário para que seja possível fazer a certificação de identidade e uma foto de um documento - que pode ser a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Identidade (RG).

Cada paciente registrado tem acesso a uma página com seus dados e serviços de saúde, além da possibilidade de vincular outros familiares e pessoas que não têm um celular ou dispositivo com acesso à internet, como crianças e idosos.

Depois de se cadastrar e fazer o registro dos seus familiares, é possível que o cidadão selecione quem precisa de uma atenção especial para sua saúde e então, ele segue para uma triagem fácil e rápida do paciente informado. Inicialmente é feita uma análise prévia que vai indicar se o usuário tem ou não chance de estar contaminado pela Covid-19, informando seus sintomas e tendo uma orientação sobre seu grau de criticidade.

De acordo com a especificidade de cada paciente, a triagem pode sugerir que o paciente realize uma primeira consulta virtual com um médico que fará uma avaliação de seu quadro.

Esta consulta será agendada para as próximas horas ou próximos dias, de acordo com as suas necessidades. A equipe médica estará disponível para realizar consultas, em horários pré-estabelecidos com cada gestor.

O paciente será notificado por e-mail, SMS e pelo próprio aplicativo com 10 minutos de antecedência. Antes de iniciar a teleconsulta, a recomendação para o paciente é para que ele esteja em um lugar iluminado, com acesso à internet estável e a lista de medicamentos de uso contínuo em mãos com 5 minutos de antecedência.

Caso isso não ocorra, o ‘Saúde Digital MG - Covid19’ poderá ligar no telefone informado no cadastro do paciente.

Após a realização da teleconsulta e a avaliação do médico, os pacientes poderão ser acompanhados por um grupo de enfermeiros e psicólogos que darão sequência no atendimento, em prol da melhor saúde aos cidadãos. Caso seja necessária a emissão de atestados médicos, prescrições médicas ou pedidos de exames, o ‘Saúde Digital MG - Covid19’ disponibilizará estes documentos no próprio aplicativo e ainda enviará pelo e-mail informado no registro.

No caso de prescrição de medicamentos - controlados ou não -, o usuário poderá imprimir a receita com a assinatura do médico para direcionar-se até a farmácia de sua preferência - ou simplesmente mostrar o e-mail com o documento recebido em PDF.

Por Jornalismo SES-MG

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