Devido ao aumento do número de casos prováveis de dengue em Córrego Novo, a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano começou hoje (07/05), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Córrego Novo e a Polícia Militar de Minas Gerais, ações de enfrentamento às arboviroses no município através de uma força-tarefa.

Crédito: Flávio Samuel

De acordo com Juniel Scarabelli, referência técnica em arboviroses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, o município solicitou o apoio da Regional uma vez que foi registrado alta transmissão para dengue e a equipe técnica de vigilância epidemiológica do município é reduzida, o que dificulta ações mais efetivas de controle vetorial, como uma força-tarefa e o manejo ambiental mais ampliado.

Foi realizada primeiramente uma reunião com a equipe da secretaria municipal de saúde, juntamente com coordenadores da vigilância epidemiologia e de vigilância em saúde. Decidimos que o melhor a se fazer é integrar os servidores da Secretaria de Obras e da Secretaria de Saúde, além dos ACS’s e ACE’s. Esta integração visou otimizar e fortalecer a força-tarefa, que contou com o apoio da Polícia Militar. Iniciamos hoje o multirão, que será realizado em toda cidade, retirando os lixos das ruas e dos quintais, dando destinação certa aos inservíveis”, disse Juniel.

Juniel Scarabelli, que coordenou os trabalhos, juntamente com a equipe técnica da Secretaria de Saúde de Córrego Novo, destacou que serão muitas as ações desenvolvidas, além de trabalhos permanentes de vigilância epidemiológica no município, mas que devido a pandemia de coronavírus, a estratégia sanitária tem que ser redobrada.

“Devido a pandemia do coronavírus, estamos atuando pouco com a Mobilização Social, as reuniões nas escolas e com os setores da comunidade foram substituídas pelo carro-de-som, que tem passado em rua por rua informando sobre a força-tarefa e as ações de controle e enfrentamento às arboviroses. O município está em alerta máximo. Serão duas semanas acompanhando as equipes de campo em ações de bloqueios, visitas domiciliares apenas nos quintais, com toda cautela. Todos os participantes estão usando os epi’s necessários para evitar transmissão do coronavírus”, ressaltou Juniel.

Plano de Contingência Regional de Combate às Arboviroses

No início de 2020, considerando o alto índice de infestação predial verificado em alguns municípios que pertencem à Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, foram realizadas, entre os meses de fevereiro a abril, ações preventivas de enfrentamento às arboviroses pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Regional.

A seleção dos municípios prioritários para intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti obedeceram a alguns critérios como: alto índice do LIRAa, incidência de arboviroses nas últimas 04 semanas e as mudanças de profissionais (necessidade de capacitação). A partir da análise desses critérios, foram selecionados primeiramente os sete municípios considerados prioritários, com maior risco de surto de arboviroses.

As equipes de trabalho para apoio aos municípios são compostas por Agentes de Saúde da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), lotados na Unidade Descentralizada de Caratinga (UDC) e por referências técnicas em arboviroses da Regional de Saúde Coronel Fabriciano.

Por Flávio Samuel