Ao longo da última semana, a equipe da coordenadoria de Assistência à Saúde (CAS) da Regional de Saúde de Ponte Nova reuniu-se, por meio de aplicativo de videoconferência, com representantes dos municípios das microrregiões de Viçosa e Ponte Nova. Participaram das reuniões gestores municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária, médicos, enfermeiros e dentistas da Estratégia de Saúde da Família, profissionais dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (Nasf), referências técnicas e outros representantes da rede e da Vigilância em Saúde. O objetivo foi alinhar as ações e estruturar os Planos de Contingência Municipais para Enfrentamento à Covid-19, definindo fluxos, acolhimentos de pacientes e monitoramento de casos, desde a Atenção Primária à Saúde até a média e alta complexidade.

videoconferência

Segundo a referência técnica da CAS, Sáskia Maria Albuquerque Drumond, os planos de contingência são instrumentos de organização e garantia do cuidado qualificado em saúde. “Por meio deles, há a formalização da maneira como os municípios irão trabalhar dentro da estrutura de saúde que possuem. Nossa iniciativa partiu da ideia de nos aproximarmos ainda mais dos municípios, mostrando disponibilidade para auxiliar na resolução de demandas em todos os níveis”, esclareceu.

Para isso, houve o encaminhamento prévio de um check list elaborado pela Superintendência de Atenção Primária (SAPS) da SES-MG para conhecimento da real situação e especificidades locais. “A ferramenta de auto avaliação atua como um instrumento orientador para a criação de estratégias municipais de enfrentamento à Covid-19 e de continuação da assistência na Atenção Primária, com a priorização de idosos, pacientes com doenças crônicas e populações mais vulneráveis”, mencionou a referência Karen de Fátima Ségala.

Durante as reuniões, também houve um aprofundamento das discussões em relação ao papel dos profissionais de saúde bucal durante a pandemia. De acordo com outra referência do CAS, Alessandra Dias da Silva, é preciso lembrar da ação integrada entre a Estratégia de Saúde Bucal (ESB) e a Estratégia de Saúde da Família (ESF). “O odontólogo, como profissional de saúde capacitado, poderá estar na linha de frente na triagem do sintomático respiratório, conforme Nota Técnica COES MG nº 11, realizando teleconsultas orientadoras para pacientes crônicos, acamados, entre outros. Assim, o papel do cirurgião vai além do exercício prático da odontologia”, pontuou.

Alessandra informou, ainda, que tais profissionais podem conduzir reuniões, auxiliar a traçar estratégias em estudos de caso, realizar notificações, entre outras funções dentro do trabalho em equipe.

Esforço regional

A secretária municipal de Saúde de Paula Cândido, Alessandra Pires de Miranda, valorizou a inciativa da Regional, salientando a necessidade de articulação entre os municípios e o fortalecimento de uma politica regional para uma melhor contingência nesse momento de enfrentamento ao novo coronavírus. “O apoio da Regional de Saúde é fundamental para o alinhamento das ações e obtenção de resultados mais positivos em relação à diminuição do número de casos e ao enfrentamento adequado do que vier a aparecer”, destacou.

Já o gestor de Saúde de Rio Doce, Rodrigo Leite, ressaltou a importância da construção de planos de contingência “de forma regional”, visando unificar e fortalecer o enfrentamento dos municípios frente à atual pandemia. “A participação da Regional de Saúde tem um papel de extrema relevância, pois essa parceria entre esferas de saúde só vem engrandecer o processo de junção das ações propostas pelos municípios, tanto nas medidas de prevenção quanto nas ações de combate imediato. A partir daí conseguiremos, consequentemente, mitigar o processo de propagação do vírus em todo território regional”, completou.

Ana Flávia de Paiva Mendes, que também é referência técnica do CAS de Ponte Nova, orientou sobre a necessidade de atualização dos planos de contingência, a fim de realizar as ações programadas. “É preciso que todos os pontos da rede municipal estejam envolvidos nesse processo, considerando-se as especificidades de cada local”, finalizou.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão