A Regional de Saúde de Belo Horizonte entre os dias 23 a 29 de abril capacitou cerca de 20 agentes e técnicos de endemias do município de Belo Horizonte. Os profissionais foram capacitados para a aplicação das técnicas de bloqueio de transmissão com foco para enfrentamento das arboviroses, agora com o uso de um novo inseticida.

Crédito: Alessandra Maximiano

Seguindo todos os protocolos de saúde e segurança, devido ao coronavírus, os participantes foram divididos em grupos de apenas quatro pessoas. Todos os participantes utilizaram máscara e o distanciamento social e a etiqueta respiratória durante o treinamento foram rigorosamente respeitados.

Diferente do treinamento realizado em fevereiro deste ano, a nova capacitação foi realizada com o objetivo de ensinar sobre a utilização adequada do inseticida Cielo – ULV, nos equipamentos motorizados conforme a nota técnica Nº 1/2020 – CGARB/DEIDT/SVS/MS. O novo inseticida, que faz parte de um grupo químico diferente, é menos tóxico e substituirá o inseticida Malathion.

“O objetivo das capacitações também foi demonstrar para os técnicos como fazer a desinfecção dos equipamentos de UBV – Costais - (Ultra Baixo Volume) para que estes possam receber o novo produto utilizado no controle das arboviroses. O novo produto também ajuda no bloqueio da transmissão contribuindo para evitar doenças como a dengue, a zica e a chikungunya. Cada um dos quatro técnicos capacitados durante estes dias serão multiplicadores e repassarão a técnica para as suas regionais”, afirmou a referência técnica de Campo de Endemias do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do trabalhador da Regional de Belo Horizonte, Elder Eustáquio de Souza.

 

Informações de como contribuir para eliminar os focos do mosquito Aedes aegyptie sobre as arboviroses estão disponíveis nos links:

https://www.saude.mg.gov.br/aedes

https://www.saude.mg.gov.br/mobilizacao

Por Alessandra Maximiano

Enviar para impressão