Na última segunda-feira (13/4), servidores lotados no Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador (Nuveast) da Regional de Saúde de Ponte Nova chegaram ao município de Raul Soares para auxiliar no enfrentamento às arboviroses. Esse trabalho de apoio entre Regional e município é de extrema importância para a saúde pública e está sendo realizado em parceria com servidores definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica local. A ação consiste na aplicação de inseticida por meio do Ultra Baixo Volume (UBV pesado), mais conhecido como fumacê, na área urbana e distritos com características urbanas. Serão realizados cinco ciclos num período de, aproximadamente, 20 dias.

UBV Raul Soares 1

Raul Soares apresentava, nas últimas semanas epidemiológicas, um aumento de notificações de casos prováveis de dengue. Através de consultas rotineiras ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), o município contabilizou, nas semanas 11 a 14, 79 notificações, revelando uma alta incidência de notificações, o que culminou em uma taxa de incidência de 332 notificações por 100 mil habitantes.

Segundo a coordenadora do Nuveast, Mônica Maria de Sena Fernandes Cunha, é preciso que os trabalhos voltados às arboviroses prossigam, mesmo neste momento de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. “A orientação do Ministério da Saúde é de que não deixemos de cumprir as ações preconizadas pelo Programa das Arboviroses, já que este é considerado o período mais crítico para o aumento de doenças e óbitos. Enfatizamos que a população, por estar mais em casa, pode contribuir com a retirada dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti no interior e no entorno de suas residências”, pontuou. A coordenadora ressaltou, ainda, que os municípios da Regional já receberam orientações de como proceder com as rotinas de campo por meio das notas informativas nº 8 e 9 do Ministério da Saúde.

Para a referência técnica do Nuveast, Paloma Aparecida Costa Gesualdo, as ações de controle deverão ser contínuas, como: mutirão de limpeza, para remoção de focos, mobilização social e educação em saúde. “Temos que estar em consonância com o principal objetivo do Programa Estadual de Controle das Arboviroses de Minas Gerais, que é evitar a ocorrência de óbitos”, afirmou. Conforme o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, já são 181 óbitos em decorrência da dengue em todo o Brasil no ano de 2020.

Trabalho contínuo

O coordenador de Vigilância Epidemiológica de Raul Soares, Reny de Oliveira, informou que o apoio da Regional foi solicitado com o intuito de abranger grande parte da área territorial do município, que é muito extensa. “O trabalho realizado somente com o UBV costal não foi suficiente e, por isso, o UBV Pesado está sendo de grande valia”, relatou.

Oliveira mencionou que há três anos a questão das arboviroses vinha se mantendo sob controle. “Acontece que fomos acometidos, nos últimos meses, por uma grande incidência de chuvas, que causaram enchentes, inundações e transbordamentos dos dois rios que cortam o município, além de diversos córregos. Em consequência, a cidade ficou muito suja e vários locais ficaram com acúmulo de água, o que favoreceu a proliferação do mosquito”, esclareceu.

O coordenador destacou, ainda, que tudo acontece de forma conjunta e complementar, dando prosseguimento ao trabalho já estabelecido pelo Município envolvendo mutirões de limpeza casa a casa, divulgação em rádios e mídias digitais, palestras na comunidade escolar, entre outras atividades de conscientização.

Por Tarsis Murad

Enviar para impressão