Nesta semana a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está providenciando a entrega de mais de 720 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) para quatro hospitais sediados em Montes Claros e que são referência na macrorregional no Norte de Minas: Santa Casa; Hospital Universitário Clemente de Faria; Hospital Aroldo Tourinho e Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro. A iniciativa da SES-MG também contempla outros 17 hospitais sediados em 11 municípios do Estado. Ao todo estão sendo distribuídos 4 milhões 597 mil EPIs que serão utilizados por profissionais de saúde no atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave – (SRAG) e que tenham suspeita de terem contraído Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

EPI

A Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG explica que devido à grande demanda de EPIs atualmente existente em todo o Estado, o critério técnico para distribuição dos equipamentos incluiu os hospitais de referência macrorregional no atendimento de pacientes graves, conforme registro de internações no sistema SUSFácil. “Os hospitais contemplados estão no grupo de máxima prioridade e tiveram a demanda mensal atendida integralmente, conforme estimativa estabelecida pelos parâmetros preconizados pela Vigilância Sanitária”, esclarece a SES-MG.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques ressalta a importância do trabalho de apoio que a SES-MG está destinando aos hospitais de referência no atendimento de pacientes em situação grave de saúde. “Como é do conhecimento de todos, devido à pandemia do coronavírus há falta de equipamentos de proteção individual em todo o mundo. As demandas aumentaram muito e o repasse de EPIs aos hospitais de referência macrorregional ameniza a situação e dá mais tranquilidade aos profissionais de saúde nos atendimentos que venham ocorrer, envolvendo pacientes com suspeitas de terem sido acometidos pela Covid-19”, frisa a superintendente.

Entre os EPIs repassados aos hospitais de Montes Claros estão: 117 mil 540 máscaras descartáveis tripla face; 13 mil 713 máscaras N95 utilizadas por médicos e enfermeiros; 7 mil 836 aventais descartáveis para realização de procedimentos; 1 mil 764 aventais descartáveis manga longa; 98 mil 100 luvas látex tamanho grande; 196 mil 200 luvas látex tamanho médio; 98 mil 100 luvas látex tamanho pequeno e 195 mil 900 toucas.

Já para Uberlândia, Juiz de Fora e Sete Lagoas estão sendo repassados equipamentos de proteção individual para dois hospitais sediados em cada localidade. Os demais municípios que receberão EPIs e tem um hospital contemplado são: Contagem; Betim; Ribeirão das Neves; Uberaba; Governador Valadares; Ipatinga; Divinópolis e Ibirité.

Por Pedro Barbosa