A Regional de Juiz de Fora, por meio de seu Núcleo de Assistência Farmacêutica, promove algumas alterações no atendimento devido à pandemia da Covid-19. As mudanças, baseadas em Nota Técnica e Memorandos da Secretaria Estadual da Saúde e em Notas Informativas do Ministério da Saúde, irão facilitar à assistência aos usuários de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica e dos medicamentos fornecidos em atendimento a Ações Judiciais individuais e coletivas.

Entre essas alterações destaca-se: a prorrogação do prazo para renovação do LME (se data de vencimento a partir de 29/02/2020, será renovado automaticamente para mais 90 dias); a alteração da dose poderá ser feita apenas com a receita, sem apresentação de novo LME (desde que sem alteração do medicamento ou CID); a suspensão da necessidade de apresentação de exames para monitoramento do tratamento e a ampliação da quantidade dispensada, no caso de alguns medicamentos, a depender do estoque disponível.

Crédito: Adriana Mendes

O Núcleo de Assistência Farmacêutica ressalta que na dispensação de medicamentos a orientação é para que pacientes do grupo de risco (maiores de 60 anos, portadores de doenças crônicas, gestantes e lactantes) utilizem a Declaração Autorizadora- documento disponível em: www.saude.mg.gov.br, para que terceiros compareçam para o recebimento do medicamento, sendo orientado, também, que as pessoas evitem trazer crianças, acompanhantes e excesso de sacolas ou outros volumes. Em relação à solicitação inicial de medicamentos (montagem de processos), o paciente poderá emitir procuração de próprio punho, mediante documentação das partes envolvidas. Já no atendimento de Ações Judiciais individuais e fibrose cística, o paciente será atendido conforme data no cartão de agendamento (para o primeiro atendimento e outras informações, orienta-se que seja feito contato telefônico prévio).

“As Farmácias Regionais do estado, com o apoio da Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES-MG, estão reformulando fluxos de trabalho, na perspectiva de se evitar a aglomeração de pessoas nos ambientes de atendimento ao público e garantia da continuidade da assistência e da prevenção ao contágio de pacientes e funcionários pelo Covid-19”, de acordo com a coordenadora do Núcleo de Assistência Farmacêutica, Claudia Benacchio Nicoline.

Clique aqui e veja todas as informações sobre o funcionamento da Farmácia de Minas, Unidade Juiz de Fora, durante esse período.

What do you want to do ?
New mail

Por Adriana Mendes