Foi publicada nesta quarta-feira, 25/03, a Portaria nº 505/2020 do Ministério da Saúde que homologa o Componente Hospitalar do Plano de Ação Regional (PAR) da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte

hc ufu divulgacao

A destinação total imediata é de R$ 14.025.576,29/ano e se refere às portas de entrada hospitalar de urgência - quatro na região, e a qualificação de 67 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Adulto e Pediátrico nestas instituições.
O único hospital do município de Uberlândia contemplado é o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O hospital é referência em alta complexidade para o Triângulo Norte e receberá recurso na ordem de R$ 7,2 milhões por ser porta de entrada e urgência e qualificação de 37 leitos. As demais unidades são: Hospital São José de Ituiutaba e as Santas Casas de Misericórdia de Araguari e Patrocínio.

hospitais triangulo norte par

Considerando o aumento de casos suspeitos por coronavírus e a necessidade do fortalecimento da assistência hospitalar, o novo recurso para custeio será de extrema importância. “A publicação pelo Governo Federal para o componente hospitalar da Rede de Urgência e Emergência saiu em um momento oportuno, uma vez que irá acrescentar um financeiro novo sobre as ações que já são realizadas pelas instituições”, destaca a coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Uberlândia, Julia Ione Vieira.

Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Norte

O PAR é o documento que descreve os pontos de atenção da Rede de Urgência e Emergência e tem como objetivo organizar o Sistema Único de Saúde conforme a capacidade instalada e a ampliação dos serviços de saúde para qualificar o acesso humanizado e integral dos usuários. A Região Ampliada de Saúde do Triângulo Norte teve seu PAR aprovado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) em 2018. Além das portas de entrada hospitalares publicadas, o PAR teve outros dois componentes autorizados em 2019 pelo Ministério da Saúde para custeio federal, são eles: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), tendo o financeiro anual aproximado de R$ 5 milhões e R$ 2,8 milhões, respectivamente. O montante federal publicado até o momento para a região soma mais de R$ 22 milhões/ano.

“O PAR é um documento dinâmico que pode ser alterado para melhor atender todos os 27 municípios do Triângulo Norte. Há a possibilidade de incluir novos componentes, como: instituições hospitalares, leitos e unidades de suporte básico ou avançado do SAMU”, reforçou o superintendente regional de saúde de Uberlândia, Marcelo José Pires Ferreira.

Por Lilian Cunha