Nessa terça-feira, 24/03, a coordenação da Central de Regulação SAMU Macro Centro SUL e a Secretaria Executiva do CISRU, em parceria com a Regional de Saúde de Barbacena, a Regional de Saúde de São João Del Rei e os COSEMS Regionais, promoveram uma videoconferência com as Secretarias Municipais de Saúde da Macrorregião de Saúde Centro Sul para alinhamentos sobre os casos de coronavirus na região. A sala da videoconferência contou com 56 participantes da maioria dos 51 municípios da macrorregião.

Foram apresentadas as grades de referências para atendimentos do SAMU aos casos graves de coronavírus, bem como alinhamentos sobre os hospitais de referência para as cidades das microrregiões de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei e organização dos processos de trabalho com todos os envolvidos.

Em suas colocações, a superintendente Regional de Saúde, Hérica Vieira Santos, explicou que os fluxos de encaminhamentos de casos suspeitos em estado grave estão organizados por microrregiões de saúde e que houve uma pequena mudança no fluxo anteriormente acordado na microrregião de Conselheiro Lafaiete. A microrregião Congonhas permaneceu com o acordado e a microrregião Barbacena provavelmente terá como referência o Hospital Regional e afirmou que “estaremos fechando as pactuações amanhã”.  Quanto aos leitos de UTI, Hérica afirmou que “o Estado está se organizando para implantação de mais leitos de UTI em Minas Gerais e aguardando o recebimento de mais kits volantes. A Regional já repassou ao nível central da SES-MG tudo que os municípios e prestadores das microrregiões estão precisando”, explicou.

Segundo o Ministério da Saúde, serão disponibilizados leitos de UTI’s volantes em todas as unidades da federação. As UTI’s volantes são de instalação rápida, sem a necessidade de maiores reformas estruturantes. Cada kit de 10 leitos possui oito equipamentos, entre ventilador pulmonar microprocessado até desfibrilador/cadioversor com tecnologia bifásica. O prazo para montagem é de sete a 10 dias.

Outras explicações e orientações foram passadas pelo médico coordenador da Central de Regulação SAMU Centro-Sul, André Brandão, além de saneamento de dúvidas dos municípios e atualizações de situação dos mesmos quanto aos fluxos para a rede assistencial, central de regulação SUSFACIL e SAMU.

Por Priscila Rezende

Enviar para impressão