Encerra nessa sexta-feira (13/3) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Iniciada em 10 de fevereiro, essa fase foi direcionada à imunização de crianças e jovens, com idade entre 5 e 19 anos. Em Minas, a estimativa de não vacinados entre o público prioritário é de 529.417 indivíduos com uma dose, ou seja, pessoas que tomaram somente a primeira dose da vacina, e outras 1.657.022 pessoas que não tomaram nenhuma dose.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Dias Gusmão, o sarampo é uma doença viral, transmissível e extremamente contagiosa. Na presença de pessoas não imunizadas, a doença pode manter-se em níveis endêmicos. “O Sarampo é prevenível por vacinação. Portanto, a realização desta campanha, bem como a adesão por parte do público-prioritário é imprescindível para garantir a devida proteção da população contra a doença e possibilitar a interrupção da circulação do vírus no país. A principal ação da SES-MG para impedir o avanço do sarampo é manter a população protegida por meio da vacinação”, disse.

Ainda segundo Josianne Gusmão, “o objetivo desta etapa é resgatar pessoas de 5 a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. A imunização será realizada de forma seletiva, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação deste público”, complementou.

A atualização da cobertura vacinal contra o sarampo será atualizada somente após a realização da campanha.

Cobertura vacinal

Até o dia 27 de janeiro, as coberturas vacinais acumuladas de sarampo (1997- 2020), na faixa etária 5-19 anos com uma e duas doses, em Minas, apresentavam grupos que ainda não conseguiram alcançar a meta de 95% de imunizados. Para uma dose, as faixas etárias que ainda não alcançaram a meta são crianças de 7 a 11 anos (90,27%), de 12 anos (79,45%), de 13 a 14 anos (80,65%) e adolescentes de 15 a 16 anos (90,46%).

Para a segunda dose, todas as faixas etárias ainda estão abaixo da meta de cobertura. Na faixa etária de 5 a 6 anos, 90,64% das crianças que tomara a primeira dose voltaram para tomar a segunda. Nas faixas etárias de 13 a 14 anos e 15 a 16 anos, o retorno foi ainda menor, somente 52,8 % e 30,4%, respectivamente, receberam a segunda dose da vacina.

Créditos: Gil Leonardi

Diante disso, Josianne Gusmão reforça a importância da cobertura dos grupos prioritários, principalmente com a segunda dose. “O atual esquema de vacinação para que a pessoa seja considerada imunizada contra o sarampo são duas doses da vacina para indivíduos entre 12 meses a 29 anos de idade e uma dose da vacina para pessoas de 30 a 49 anos. Portanto é imprescindível a duas doses para proteção contra a doença”, reforça.

Ainda, de acordo com a coordenadora estadual de Imunizações da SES-MG, para quem não conseguiu se vacinar durante a campanha, “a vacina está disponível, durante todo o ano nas unidades de saúde, para o público de 6 meses a 59 anos de idade, pois faz parte do calendário nacional de vacinação”, finaliza.

2ª etapa da campanha

A segunda etapa da campanha será realizada no período do dia 3 a 31 de agosto, com o dia D de mobilização social no dia 22/8 (sábado). Essa fase é direcionada às pessoas de 30 a 59 anos, que não tenham comprovação vacinal de ao menos uma dose da vacina tríplice viral, conforme estipulado no Calendário Básico de Vacinação.

Por Míria César

Enviar para impressão