A Regional de Saúde de Leopoldina realizou na última segunda-feira, 09/03, reunião de trabalho com a Superintendência Regional de Ensino a fim de construir uma parceria de ações, baseadas no fortalecimento da intersetorialidade, buscando o envolvimento das equipes de trabalho dessas duas relevantes áreas da administração pública estadual, que tem capacidade de envolvimento e capilaridade suficiente para mobilizar e aproximar a população e as comunidades nas ações coletivas de melhoria das condições de saúde e de prevenção de doenças.

20200309 162420

Os encontros têm sido realizados na Sede da SRE local e contam com a participação dos dois Dirigentes, Renan Guimarães (Saúde) e Ana Paula de Moura Ferreira Dias (Educação), contando com o apoio de planejamento dos servidores em assessoria Oberdan Rocha (SES) e Maria José Marques Ferreira (SEE).

A pauta tratou de temas que envolvem muita preocupação em Saúde Pública na atualidade, como as situações de risco de epidemias, haja vista as Arboviroses como dengue, ckinungunya e zika, o retorno do sarampo, o coronavírus e outras síndromes respiratórias. Além disso, o movimento contra vacinação, o aumento de índice de incidência de ISTs-Infecções Sexualmente Transmissíveis, a prevenção e combate ao uso de álcool e drogas, a redução de acidentes. Como resposta prática, é realizado o alinhamento de eventos de mobilização em parceria com a Regional de Ensino e outras instituições dos municípios, onde já está em curso os preparativos de reforço ao projeto leopoldinense “sou feliz de cara limpa”, multiplicando e amplificando as ações de conscientização.

Na oportunidade, Renan Guimarães apresentou a proposta de um projeto piloto de sensibilização, envolvimento e mobilização escolar, que funcionará como módulo teste, mediante ação educativa e teatralizada, com o tema “controle social, conselho de saúde e cidadania”, desdobrando-se no funcionamento simulado de um Conselho Municipal de Saúde Mirim, que identificará e trabalhará propostas de soluções participativas aos problemas que a própria comunidade enxerga no seu local de vivências.

As dirigentes da educação se mostraram muito receptivas e já está agendado para 25.03 uma nova reunião de trabalho, já com a presença de diretores de 03 escolas escolhidas para início do projeto, nos três municípios pólo de micro, Além Paraíba, Cataguases e Leopoldina.

Renan Guimarães expressou sua satisfação com o fluxo da proposta, dizendo que “É muito importante inovarmos nas estratégias para atingirmos objetivos diferentes e melhores, com articulação institucional, e produzir ações de cidadania em saúde com participação comunitária efetiva, envolvendo a adolescência e a juventude, forças verdadeiramente capazes de transformar as atitudes e comportamentos da geração de cidadãos adultos que ora se apresenta”, afirmou.

Por Oberdan Rocha

Enviar para impressão