Na última quinta-feira, (5/3), a REgional de Saúde de Uberaba reuniu profissionais de educação em saúde e mobilização social para discutir ações de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). O encontro ocorreu no auditório da Receita Estadual de Uberaba e, na ocasião, também foram discutidas as situações atuais da tuberculose, hanseníase, acidentes com animais peçonhentos, uso de soros e o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Crédito: Regional de Saúde de Uberaba

Sara Braga, referência técnica regional em Mobilização Social, afirma que um dos principais ganhos desses encontros é a troca de experiência entre profissionais. Além disso, “atualiza conhecimentos e viabiliza uma atuação mais assertiva e alinhada com as diretrizes estaduais e nacionais dos agravos. A mobilização social agora consta no acordo de resultados das regionais e isso significa que devemos continuar trabalhando a manutenção dessa rede importante”, ressalta.

De acordo com a referência técnica de acidentes por animais peçonhentos da regional de Uberaba, Roberta Resende, um dos objetivos da vigilância epidemiológica é reduzir a incidência de doenças através de ações de educação em saúde, cujo êxito está diretamente relacionado à mobilização social no processo de participação popular. Segundo Roberta, “o encontro foi importantíssimo, principalmente por vivenciarmos um momento crítico de disponibilidade de alguns imunobiológicos (vacinas e soros), o surgimento de novas doenças e a alta incidência de outras, como a dengue, o que torna necessária uma mudança de hábitos da população”.

Ainda de acordo com a referência, “no contexto da redução de acidentes por animais peçonhentos através da mobilização, podemos chegar ao público específico construindo novos hábitos baseados em prevenção, além de deixar a população ciente da situação atual de baixa disponibilidade de soros e como agir em caso de acidentes, visando reduzir a gravidade e letalidade dos mesmos.

Sandra Regina Ferreira, educadora em saúde do município de Pirajuba, diz que o encontro foi uma injeção de ânimo. Segundo ela “o dia a dia no trabalho às vezes nos deixa desanimados e sem objetividade, mas no evento, com a companhia dos colegas e as palestras, fiquei animada a mudar minha rotina, com novas ideias e parceiros e mais gás até o próximo encontro”, finalizou.

Por Regional de Saúde de Uberaba