Entre os dias 4 e 13 de março, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da coordenação de Doenças transmitidas pelo Aedes, enviou a Força Estadual ao município de Lassance, pertencente à Regional de Saúde de Pirapora. A equipe, representada pelo eixo controle vetorial, é composta por 6 agentes de combate a endemias e 1 supervisor.

Crédito: Jaqueline Silva de Oliveira

Segundo a coordenadora do Programa Estadual das Doenças Transmitidas pelo Aedes da SES-MG, Carolina Amaral, o envio da Força Estadual aos municípios é uma das medidas tomadas para diminuir o número de casos notificados de arboviroses no estado. “A Força Estadual é uma equipe que contempla representantes do eixo de controle vetorial, vigilância epidemiológica, assistência primária e mobilização social. Esta equipe, quando solicitada, e quando se obedece aos critérios de contemplação da Força Estadual, é encaminhada até o município com alta ou muito alta incidência de Arboviroses para auxiliar cada eixo contido no plano de contingência, definir fluxos de trabalhos e auxílio operacional para controle dos casos de Arboviroses no âmbito municipal”, explicou.

Ainda, segundo a Coordenadora, “no caso de Lassance, a Força Estadual foi composta por agentes da Saúde Estadual do eixo controle vetorial e conta com o apoio dos agentes de controle de endemias municipais. Em campo, os agentes visitam as residências, comércios, instituições públicas e terrenos vagos para o recolhimento de objetos inservíveis, aplicação de larvicida onde for necessário e, o mais importante, orienta as pessoas, por meio do trabalho de educação em saúde, quais os pontos de atenção para os possíveis focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, disse.

Além de atender ao município, a equipe realiza ações também no distrito municipal chamado Brejo. O distrito possui aproximadamente 700 residências e as ações devem durar até nesse sábado (7/3), quando a equipe deve retornar ao município de Lassance.

Ações de controle do Aedes

As medidas de controle da dengue, zika e chikungunya em Minas acontecem o ano todo e são intensificadas nos meses mais quentes, em que há maior incidência da transmissão das doenças. Como parte dessas ações, destacamos a elaboração dos Planos de Contingência Estadual e Municipais para a prevenção e controle das Arboviroses. Além disso, o Comitê Técnico Estadual de Enfrentamento das Arboviroses apresenta encontros semanais para discutir o cenário atual das Arboviroses no estado, assim como, propor e orientar as Regionais de Saúde e municípios com ações baseadas no Plano Estadual de Contingência para Enfrentamento das Arboviroses.

Como parte das ações, também, é realizado o monitoramento dos indicadores municipais do PROMAVS (Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais). Dentre todos os indicadores, um deles é referente à obrigatoriedade de cadastro dos agentes de combate a endemias (ACE) no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde) pelo município, mantendo vínculo no serviço. Para controle do vetor, a SES-MG lançou a Campanha Publicitária de Enfrentamento à Dengue. Com o conceito “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, a campanha tem como objetivo mostrar que a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito é de cada um.

Crédito: Jaqueline Silva de Oliveira

A SES-MG, também, iniciou a distribuição de 3.550 equipamentos para controle vetorial do Aedes nos municípios do estado, num investimento de R$ 4,3 milhões. Bombas costais motorizadas e manuais, além de termonebulizadores para aplicação de inseticidas estão sendo entregues como estratégia complementar às demais ações de controle do vetor já realizadas. Na primeira etapa da distribuição 78 equipamentos estão sendo encaminhados a 23 municípios e ao longo de 2020 as entregas continuarão a ser feitas. Além disso, a SES-MG iniciou a distribuição de medicamentos e insumos para tratamento de pacientes de acordo com o programado pelo Plano de Contingência. Há, ainda, a implantação de Ovitrampas em todo o estado, que são armadilhas de ovos do mosquito Aedes aegypti que tem como objetivo detectar os índices de infestação do Aedes em cada região, durante todo o ano.

Entre as demais medidas, a SES-MG publicou nessa quarta-feira (4/3) resolução que destina recursos financeiros complementares, da ordem de R$ 640 mil, para apoio a 29 municípios para o controle do Aedes. Os valores serão transferidos em parcela única, do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde e variam conforme a população de cada município, podendo ser de 20 a 40 mil reais.

Por Míria César