Instituída pela Resolução SES/MG Nº 6.875, de 23 de outubro de 2019, a Rede de Cooperação Intermunicipal para o Enfrentamento de Emergências em Saúde Pública tem como objetivo a execução coordenada de ações e serviços diante de eventos, casos suspeitos e/ou confirmados de doenças e agravos que constituem emergências em saúde pública no estado de Minas Gerais. A Rede é constituída pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde (CIS) de natureza pública e pelos municípios mineiros sob situação de emergência em saúde pública e deve ser acionada somente quando excedida a capacidade de resposta dos entes (Estado e municípios), com vistas à ampliação da oferta de recursos humanos, procedimentos, insumos e medicamentos para atendimento da população afetada.

Os consórcios interessados em participar da Rede devem acessar o Edital de Seleção de Consórcios Intermunicipais de Saúde Nº 01/2020 e seguir as orientações descritas. O prazo para envio de documentação encerra-se no dia 12/03/2020 e o resultado com a relação de consórcios habilitados será divulgado até o dia 20/03/2020 no site da SES/MG.

Após a habilitação dos CIS, se configurada situação de emergência, se dará de fato a seleção do consórcio que atuará na emergência, devendo ser obedecidos os critérios definidos no item 14 do Edital.

Por Jornalismo SES