Na última quinta-feira (20/02), as Regionais de Saúde de Montes Claros e Pirapora se reuniram na Cidade Administrativa com integrantes da Subsecretaria de Políticas e Ações de Saúde (SUBPAS) e a Subsecretaria de Gestão Regional (SUBGR). O objetivo do encontro foi a discussão sobre a nova modalidade de atenção especializada do Centro Estadual de Atendimento Especializado (CEAE III) de Pirapora.

LilianTararam

Estiveram presentes os subsecretários de Políticas e Ações de Saúde, Marcílio Dias, e de Gestão Regional, Darlan Venâncio. Também participaram a gerente Regional de Saúde de Pirapora, Adriana Kátia Emiliano Sousa, a superintendente Regional de Montes Claros, Dhyeime Thuanne, a secretária de Saúde do município polo da microrregião de Pirapora, Maria Cândida Fiúza, referências técnicas das Regionais, representantes do CEAE, o superintendente da Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire, João Carlos, o diretor-presidente Luiz Gustavo Massa e colaboradores da Fundação.

Durante o encontro, o subsecretário Darlan Venâncio abriu a reunião dando as boas-vindas e agradecendo a presença de todos. Em seguida, esclareceu que os Centros de Atenção Especializada consistem na oferta de serviços de saúde ambulatoriais especializados, atuantes como pontos estratégicos da média complexidade ambulatorial na Rede de Atenção à Saúde.

Adriana Katia Emiliano Souza explanou que entre os motivos que justificam a realização da reunião, destaca-se a “necessidade de esclarecer ao município polo do micro os diversos questionamentos a respeito do financiamento, metas, indicadores e procedimentos do CEAE III”, conforme os termos previstos nas Resoluções SES/MG 6946/2019 e 6954/2019.

A secretária municipal de Saúde de Pirapora, Maria Cândida, adicionou que “o intuito deste encontro é garantir a melhoria da Atenção Especializada na Microrregião de Pirapora e Coração de Jesus, bem como demonstrar os avanços do serviço, reafirmando o seu compromisso, como gestora de saúde com o CEAE III de Pirapora”, concluiu.

Já o subsecretário Marcílio Dias disse que entre outros objetivos dos Centros de Atenção Especializada destaca-se a garantia da resolutividade do cuidado com acesso às consultas e exames em estrutura própria ou por meio de terceiros contratados para esta finalidade específica. Ainda finalizou dizendo que “o CEAE deve atuar de forma integrada com a atenção primária e terciária, de modo articulado no território de abrangência”.

Denilson Paranhos, referência técnica do CEAE III na Regional de Montes Claros observou uma melhoria significativa do resultado obtido e explanou os indicadores. “Quando analisamos o ano de 2019, verificamos o crescimento e a organização do serviço, onde no segundo quadrimestre o CEAE atingiu 33,71% das metas, e no terceiro quadrimestre alcançou 61,03%, considerando apenas 3 meses, pois a produção de dezembro ainda não estava disponível no SIA no momento da avaliação”.

Já a referência da Regional de Pirapora, Elisangela Barros, salientou que ”o CEAE III tem trabalhado de forma eficiente para disponibilizar toda as especialidades e exames, realizando capacitações com a atenção primária dos municípios de forma a prestar uma assistência de qualidade aos usuários”, disse.

Por Lillian Tararam