Durante todo o ano é necessário que todos tenham a consciência da importância dos cuidados em suas relações sexuais e é no período de carnaval, quando as pessoas ficam mais expostas aos riscos de exposições às infecções sexualmente transmissíveis, que essas medidas de prevenção têm de ser redobradas.

Crédito: Frederico Bussinger

Por isso, a Regional de Saúde de Governador Valadares promoveu em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE), o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER) e com o apoio do 8ª. Cia da Polícia Militar, uma blitz  educativa no Km 144 da  BR, 259, na  saída para o Litoral do Espirito Santo.

Na mobilização, foram distribuídos preservativos masculinos e femininos, géis lubrificantes, leques, folhetos informativos, canetas personalizadas e pirulitos para crianças,

A ação  da Regional faz parte da campanha lançada no carnaval de 2020 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) cujo tema é “Camisinha. Em qualquer bloco, ela veste bem”, cujo   objetivo principal é de conscientizar e estimular os foliões durante o carnaval ao uso de camisinha como forma de prevenção às IST’S como o HIV/AIDS, alguns tipos de hepatites, e a sífilis.

“Iniciativas como estas fazem parte da missão da saúde estadual na prevenção e assistência, que, além da distribuição de insumos, promove e acompanha as ações dos municípios não só no carnaval, mas durante todo o ano”, ressaltou a referência técnica em IST’s/Aids da Regional, Sônia Galvão.

O morador de Timóteo, Wedson Moura Oliveira, que viajava com a família para aproveitar o feridado de carnaval no litoral capixaba, ao ser abordado pela blitz, considerou a mobilização do Estado oportuna e necessária. “Acho excelente essa ação de conscientizar a população sobre prevenção, principalmente nesta época do ano. É sempre bom alertar que com saúde não se brinca”, frisou.

Além dessa ação, a regional já disponibilizou cerca de 290 mil preservativos para os 51 municípios de sua área abrangência, número que faz parte do total de 8 milhões de camisinhas distribuídas pela SES-MG durante a festa em todo o Estado.

Por Frederico Bussinger