Nessa quarta-feira (19/02), mais de 100 profissionais da rede de saúde dos 39 municípios que compõem a Regional de Saúde de Belo Horizonte, participaram de uma capacitação sobre o manejo clínico de arboviroses.

Tânia

Durante o encontro, a médica infectologista da Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Tânia Maria Marcial, abordou a importância da correta classificação de risco e manejo do paciente com suspeita de dengue. Tânia explicou, em seis passos, quais são os procedimentos a serem tomados pelos profissionais de saúde para pacientes com sintomas da doença.

“O primeiro passo é a definição do caso suspeito, o segundo é a classificação de risco, o terceiro é avaliar a necessidade de exames laboratoriais (hemograma, sorologia), o quarto é o manejo clínico (hidratação venosa), o quinto é a notificação do caso no sistema e o sexto é o fluxo de orientação ao paciente e familiares”, explicou.

Ainda, durante a capacitação, Tânia Marcial juntamente com o coordenador de Vigilância em Saúde da Regional, Francisco Lemos, destacaram a importância da produção, por parte dos municípios, dos planos de contingência para arboviroses.

A enfermeira do município de Brumadinho, Laiza Bárbara Leal Fonseca, disse que esclareceu e tirou muitas dúvidas durante a sua participação no evento. “Às vezes, mais do que uma ocasião para tirar dúvidas, estes encontros também são para incentivar e lembrar atitudes que já sabemos que devemos ter. É bom receber a capacitação de alguém que reafirma, reforça e nos relembra de algumas informações para o nosso trabalho” disse.

Coronavírus

Aproveitando a presença dos profissionais, Tânia Maria Marcial também abordou alguns aspectos referente ao Coronavírus (COVID-2019). “Estamos seguindo um plano para enfrentamento da doença. Ainda estamos no primeiro nível, que envolve a vigilância para qualquer risco de infeção do vírus no Estado. Em casos suspeitos, realizamos o isolamento. Caso seja uma pessoa que chegou da China recentemente apresentado os sintomas, a pessoa permanece em quarentena acompanhada pelos serviços de saúde”, afirmou.

Por Alessandra Maximiano