A Regional de Saúde de Pedra Azul promoveu, nesta terça-feira (18/02), a 6ª reunião do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, que teve como objetivo a elaboração do plano de ação 2020 para prevenção ao suicídio nos municípios que compõem sua área de abrangência. A proposta visa promover ações voltadas para a Saúde Mental durante todo o ano, tendo uma abordagem com um viés mais humanizado. Além disso, o Colegiado teve a oportunidade de conhecer dois projetos exitosos: de promoção da saúde (Projeto Cuide-se Bem, de Pedra Azul) e de ressocialização (Oficina de Geração de Renda, de Jacinto). Também foram abordadas palestras sobre aspectos clínicos e tratamento da depressão, os fatores de riscos relacionados ao suicídio, os dados epidemiológicos relacionados à vigilância das violências e a relação entre a alimentação com a temática da saúde mental.

Crédito: Allan Campos

A coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde e do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional de Pedra Azul, Michele Ferraz, ressaltou a importância da participação de todos os profissionais que compõem a Rede de Saúde Mental. “É essencial que haja esse trabalho em rede, com o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção do agravo, buscando reconhecer os sinais de depressão e suicídio, e realizando uma escuta qualificada nos serviços”. A coordenadora do Colegiado Gestor Regional de Saúde Mental, Veruska Sousa, explicou que o comportamento suicida inclui o suicídio consumado e a tentativa, sendo a tentativa prévia o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral. “As causas do suicídio são fenômenos multifatoriais e multideterminados resultantes de uma complexa teia de fatores de risco e proteção. Intervir precoce e adequadamente na situação, envolvendo a pessoa e seu conjunto de relações, é uma estratégia de prevenção do suicídio. Importante destacar que o suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo para identificar o comportamento suicida e procurar ajudar”, orientou.

O médico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Almenara, Antônio Paulo Bigatello, fez uma palestra sobre os aspectos clínicos e tratamento da depressão. “O termo depressão está associado a três diferentes significados. Pode referir-se a um sintoma ou queixa, equivale a tristeza ou humor triste; pode representar também uma síndrome psiquiátrica: associação de sinais e sintomas que evoluem em conjunto, provocada por mecanismos vários e dependente de causas diversas; ou pode ser empregado ainda para designar um transtorno mental”, explicou. Em seguida, a referência técnica de violências interpessoais e autoprovocada da GRS Pedra Azul, Danilo Lima, apresentou dados epidemiológicos de investigação de violência doméstica, sexual e outras violências ocorridas nos últimos cincos anos nos municípios da Regional, além de serem apresentados dados de violências autoprovocadas e de suicídios. Já a nutricionista do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Pedra Azul, Gina Carvalho, abordou a relação alimentar com a saúde mental. “A restrição alimentar é um dos fatores que pode provocar uma frustração nas pessoas que afeta a saúde mental. Nós temos que ter uma relação bacana com a comida, onde nada é proibido, mas deve-se evitar os excessos”, aconselhou.

Plano de Ação Regional

Na etapa final do encontro, foram formados grupos para elaborar um Plano Regional para os 25 municípios da região desenvolverem as atividades de saúde mental nos territórios locais. Os grupos propuseram, entre outras ações, a criação de momentos de humanização com os professores da rede de ensino para sensibilização para o acolhimento; criação de um grupo de Saúde Mental como grupo operativo da Estratégia de Saúde da Família (ESF); uma intervenção focada no grupo da 3ª idade (cuidadores e idosos), tendo em vista as vulnerabilidades deste grupo e a criação de fluxogramas e protocolos de atendimento em saúde mental.

Por Allan Campos