Nesta terça-feira (18/09), o Núcleo de Atenção Primaria à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Unaí, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), promoveram, no auditório da regional, a capacitação dos enfermeiros-docentes para o curso de qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Nos próximos cinco meses, esses docentes vão ministrar o curso de qualificação dos ACS nos 12 municípios de abrangência da Regional de Unaí. A expectativa dos organizadores do curso é qualificar os 449 agentes comunitários de saúde da microrregião de Unaí, e assim melhorar a promoção à saúde na região.

seleção 2

De acordo com a analista em Educação e Pesquisa da ESP-MG, Maria de Lourdes Menezes, essa qualificação dos ACS visa o fortalecimento da Atenção Primaria nos municípios, pois esse setor é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). “ Nós podemos dizer que a metodologia deste curso de capacitação dos ACS está dentro do modelo de educação para o trabalho. Na medida que os ACS têm acesso ao curso com carga horária de 400h/aula. E a metade desse tempo, 200h/aula, ministradas por um docente-enfermeiro do seu local de trabalho e as outras 200h/aula de dispersão, que é o alinhamento entre o conhecimento teórico adquirido em sala de aula pelos agentes com sua pratica cotidiana, devidamente orientados pelos enfermeiros-docentes. Após essa capacitação, os ACS certamente estarão mais gabaritados para prestar melhores serviços na Atenção Primária em seus territórios de abrangência. Creio que essa valorização dos agentes, traz um ganho enorme para o bom funcionamento do SUS. Nos últimos três anos, a ESP-MG levou esse curso de capacitação para 440 municípios do estado de Minas Gerais, com o objetivo de descentralizar o acesso à Escola de Saúde. A ESP-MG elabora o material didático do curso, qualifica os enfermeiros-docentes, faz o acompanhamento do ensino-aprendizagem e ainda faz a certificação dos ACS que frequentaram o curso durante o período de letivo, tudo isso em prol da melhoria no atendimento à população usuária do SUS “, afirma a analista.

O coordenador do NAPRIS da Regional de Unaí, Robson Rezende, acredita que a qualificação dos ACS é uma demanda importante, pois traz melhoria no atendimento à população dos municípios da região Noroeste do estado, no âmbito da Atenção Primaria à Saúde. “A realização desse curso se dá por meio de uma parceria entre a ESP-MG, os municípios e a Regional de Saúde de Unaí, articulada pelo diretor regional, o núcleo de atenção primária e a analista de educação e pesquisa em saúde da ESP-MG, Thais Lacerda, na qual conseguimos o apoio dos gestores municipais para viabilizar esta qualificação para todos os Agentes Comunitários da região. Esses profissionais desempenham um papel essencial no vínculo da população com as equipes de saúde e na tradução das demandas desse público. Neste sentido, o propósito do curso é qualificar todos os agentes em seu território de atuação, através de um modelo de educação permanente em saúde, aprimorando as atividades realizadas e organização dos processos de trabalho, que impactará de forma positiva na eficiência dos serviços ofertados, bem como nos indicadores de saúde”, conclui o coordenador.

A enfermeira e coordenadora de Equipe de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) no município de Unaí, Maria Agnalda Monteiro, vai ministrar o curso em sua cidade. Segunda ela, o curso de capacitação chegou ao município em momento oportuno, pois o município de Unaí está passando por uma reformulação nas Estratégias de Saúde da Família e em sua zona rural. Nós temos muitos técnicos e enfermeiros novatos nas equipes. “Esse curso da ESP-MG é uma oportunidade ideal para o alinhamento e melhoria da atuação dos nossos ACS. Durante o curso, nós teremos a possibilidade de esclarecer dúvidas sobretudo acerca do mapa situacional da população atendida, compartilhar dificuldades e melhorar a atuação dos agentes em seu território de trabalho. Além disso, mostrar a eles o quanto são importantes para a promoção da saúde no município, alinhando a conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso de qualificação “, afirmou a coordenadora.

Por Antônio Maria Ferreira