O programa Funed na Escola, que leva conhecimento científico aos estudantes do ensino médio e fundamental das escolas na Região Metropolitana em Belo Horizonte, iniciou a sua agenda 2020. A primeira escola visitada foi a Escola Municipal Moysés Kalil, que recebeu ontem (18/2) palestras e exposições sobre resíduos e reciclagem. O tema foi escolhido pela própria escola.

foto 01versão 2

Alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental puderam aprender sobre o descarte adequado de resíduos, explicou Fabiana Lima Barbosa, chefe do Serviço de Gestão Ambiental da Fundação Ezequiel Dias (Funed). “Além da palestra, fizemos uma dinâmica com as crianças para verificar se eles compreenderam o conteúdo, se estavam realizando o descarte dos resíduos corretamente”, contou.

Além dos estudantes, a ação se estendeu também à escola. Fabiana, que é engenheira ambiental e bióloga, apresentou propostas de atividades práticas que poderiam ser implantadas, como compostagem, feiras de trocas e parceria com uma cooperativa para apoiar a escola na coleta seletiva.

Inscrições

Os pesquisadores da Funed vão às escolas para dialogar com os alunos sobre ciência e tecnologia, através de linguagem lúdica e popular. Podem participar do projeto escolas públicas ou particulares de Belo Horizonte.

Premiado em 2º lugar no Prêmio Inova Minas na categoria “Ideais Inovadoras Implementáveis”, a Funed pretende consolidar o programa em 2020, segundo uma das coordenadoras do programa, Patrícia Cota.

Para participar do projeto, as escolas devem se inscrever neste formulário, e escolher o tema da palestra que a escola deseja receber, de acordo com seus interesses.

O programa oferece palestras sobre:

  • Animais peçonhentos
  • Dengue e febre amarela
  • Abelhas
  • Nutrição saudável
  • Resíduos e reciclagem
  • Universo das células
  • Vida saudável

Clique aqui e acesse mais informações na cartilha.

Clique aqui para agendar a visita do programa à sua escola.

Contato:

(31) 3314-4979 / 4976 / 4889

funednaescola@funed.mg.gov.br

Por Priscilla Fujiwara (ASCOM Funed)