A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, realizou ontem (17/02), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Coronel Fabriciano, uma reunião de alinhamento sobre o andamento da implantação do SAMU Leste. O evento foi direcionado aos prefeitos e secretários de saúde da Região Ampliada de Saúde do Vale do Aço, que antes faziam parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales (CISVALES) e hoje buscam se adequar para integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Macro Leste (CONSURGE).

De acordo com o superintendente Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira Duque Júnior, o alinhamento com os prefeitos e secretários municipais foi necessário para que possam verificar possíveis pendências financeiras relativo ao antigo consórcio para que o mesmo possa ser encerrado. E se caso haja algum saldo remanescente do antigo consórcio, os municípios devem buscar uma forma legal o repasse deste saldo ao novo consórcio ou devolução para o Estado.

Créditos: Flávio Samuel

O gestor ainda ressaltou ainda que os municípios que integravam o antigo consórcio precisam formalizar a adesão ao novo consócio, o CONSURGE. A reunião de alinhamento esclareceu também as principais dúvidas, além de fortalecer a articulação da região, visto que atualmente há expectativa de que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência-SAMU Leste, atenda 1,6 milhão de pessoas em 86 cidades dos Vales do Aço e Rio Doce.

“Tanto o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde Saúde de Minas Gerais vêm concentrando esforços para consolidar a Política Nacional de Atenção às Urgências, da qual o SAMU 192 é componente fundamental. As ações em rede, a regionalização dos serviços e a regulação são os pilares. Hoje, os municípios estão empenhados e trabalhando para isso e dentro de suas possibilidades. A união dos municípios em apenas um consórcio foi um importante passo para implantação do SAMU Leste ”, reforçou Ernany.

A reunião contou com a presença do diretor executivo do CONSURGE, Narcélio Alves Costa, que ressaltou a importância da união dos municípios da região do Rio Doce e Vale do Aço em um único consócio para a consolidação do SAMU Leste.

Por Flávio Samuel