A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do núcleo de Mobilização Social, firmou mais uma parceria para promover ações de controle do Aedes aegypti. A rede de atacarejo Mart Minas realizou, ao longo do mês de janeiro, uma ação interna direcionada a seus funcionários, com foco na prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito. Para a ação, a SES-MG enviou 5.500 panfletos e 40 cartazes da campanha publicitária de enfrentamento à dengue, que foram distribuídos nas lojas visitadas ao longo das atividades de mobilização.

De acordo com a enfermeira do trabalho da rede, Gilvânia Campos, além do impacto dentro das lojas, a ação também incentivou os participantes a adotarem hábitos para controle do Aedes em suas casas. “Fizemos uma ação entre a medicina, segurança e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da empresa. Realizamos uma vistoria loja a loja no intuito de verificar focos da dengue, além de recolhermos todo o lixo. Ao final, realizamos uma palestra e entregamos os panfletos explicando a importância do cuidado para que todos realizassem estas ações em casa e com os vizinhos”, disse.

Mart Minas  8

A formação de parcerias entre a SES-MG e diferentes setores da sociedade, incluindo empresas, associações, ONGs e municípios aumenta o alcance das ações de mobilização para controle do Aedes. Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde da SES-MG está presente em 745 municípios do estado e, de 2014 até o momento, conta com cerca de 30.000 ações já realizadas. Em janeiro de 2020, foram contabilizadas 407 ações de mobilização social realizadas pelos Núcleos Municipais, caracterizados por representantes nas regionais de saúde do estado que auxiliam na propagação de ações e campanhas difundidas pelo Nível Central. Dessas ações, 204 dizem respeito às arboviroses.

Saiba mais sobre o trabalho de mobilização social da SES-MG em: www.saude.mg.gov.br/mobilizacao

Por Jéssica Gomes