Nesta quarta e quinta-feira, (12/02 e 13/02), a Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS), realizou a Oficina Regional do Programa Saúde na Escola (PSE) com a participação dos membros do Grupo Técnico Intersetorial Municipal (GTI-M) que é composto por profissionais da Atenção Primária à Saúde e da Secretaria Municipal de Educação dos 37 municípios de sua jurisdição. Coube ao superintendente Gilson Lopes fazer a abertura da Oficina e em seguida passou o comando para as referências Técnicas do Núcleo: Letícia da Carvalho, Vanessa Pires, Rogério Bellei, Nathália Damasceno e Thaís Goulart que contou com o apoio de Juliane Veiga (Regional de Leopoldina) e Ênio Pires (SER/JF).

Crédito: Adriana Mendes

O evento teve como objetivo subsidiar os GTI-M no planejamento e desenvolvimento das ações do PSE; apoiar e promover ações educativas e de orientação sobre as temáticas constantes no Programa permitindo a reflexão e a troca de saberes entre os participantes.

Durante o encontro foram discutidos os temas: Promoção à Saúde; Programa Saúde na Escola;Programa Crescer Saudável e Grupo Técnico Instersetorial – Municipal (GTI-M).

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

Segundo Vanessa “o objetivo do programa é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, conclui.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão