Nesta quarta-feira (12/02), a Regional de Saúde de Unaí participou, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiologia, Ambiental e Saúde do trabalhador (Nuveast), em parceria com a Policia Militar, a Secretária Municipal de Saúde de Unaí e o Rotary Club, de uma ação conjunta de mobilização de combate ao Aedes aegypti, na cidade de Unaí. Apoiados pela Policia Militar, os servidores do Nuveast participaram de uma blitz educativa nas ruas do centro da cidade, onde abordaram motoristas, distribuíram panfletos da campanha de combate ao Aedes aegypti e alertaram a população no intuito de eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue na cidade.

selecionada 1 2

A referência técnica em Sistema de Endemias do Nuveast na Regional de Unaí, Lucas Mendes Diniz, se diz preocupado com o número de casos confirmados de dengue na cidade, e por isso destacou a importância destas ações de mobilização. Segundo ele, a situação do município de Unaí para a dengue é crítica. “Somente em 2020, já foram mais 680 notificações de casos suspeitos de dengue e 186 desses casos foram confirmados como positivo, o que dá mais de 30%. Esses números são muito preocupantes, e nós precisamos da colaboração da população, do poder público e todas as entidades municipais. Ações de mobilização como esta blitz são importantes, por causa da visibilidade que proporcionam junto à população. Muitas vezes, a população, de modo geral, não consegue perceber que o combate ao Aedes aegypti é uma missão de todos por meio de atitudes no dia-a-dia, eliminando focos do mosquito em seus domicílios, e isso é abordado durante essas ações educativas”, explicou Lucas Mendes.

Para a educadora em saúde do munícipio de Unaí, Marizete Santos, ações de mobilização se fazem necessárias no intuito de conscientizar os moradores de sua importância no combate ao Aedes aegypti. “O trabalho de combate ao Aedes aegypti é feito ao longo do ano, mas devido ao aumento dos casos de dengue na cidade, nos últimos dias, nós mudamos a abordagem com essa campanha. Preferimos sair às ruas da cidade, com as parcerias da Regional de Saúde, Policia Militar e do Rotary Club para chamar a atenção da população. Porque, muitas vezes, as pessoas não dão a devida importância para a situação da dengue no município. Fizemos essa mobilização nas ruas do centro da cidade, nos lugares mais movimentados do centro, onde poderíamos abordar o maior número de pessoas. Neste momento, nós precisamos do apoio da população no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, e com isso aprimorar o combate à doença”, conclui a educadora.

Por Antônio Maria Ferreira

Enviar para impressão