A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do núcleo de Mobilização Social, firmou parceria com a Copasa e o Minas Tênis Clube para divulgar e propagar a campanha de enfrentamento à dengue no estado.

A imagem com o slogan “Dengue – quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno” consta nos 26 mil exemplares produzidos pela revista do Minas Tênis Clube e também na parte final da conta da Copasa e da Copanor – Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais, cujo público estimado de recebê-las é de cerca de 5 milhões de pessoas.

Arte: Gustavo Fernando

“Ações de mobilização social potencializam nossas campanhas, pois as instituições levam a informação sobre a promoção e prevenção à saúde ao seu público, dessa forma, conseguimos um maior alcance de pessoas informadas e envolvidas na campanha e assim atingimos nosso objetivo”, explica a referência técnica da Mobilização Social da SES-MG, Susan Prado.

O núcleo de Mobilização Social foi iniciado na SES-MG em 2007 com ações de redução de mortalidade materno infantil e Aedes aegypti. A partir de 2014, as ações foram ampliadas para outros temas que permeiam o âmbito da saúde pública como a gripe, doação de órgãos, sarampo, campanhas de vacinação, entre outros. Em janeiro de 2020, de acordo com o relatório apresentado mensalmente pelo setor, foram contabilizadas 407 ações de mobilização social realizadas pelos Núcleos Municipais, caracterizados por representantes nas regionais de saúde do estado que auxiliam a propagação de ações e campanhas difundidas no Nível Central. Dessas ações, 204 dizem respeito às arboviroses. “A Mobilização Social é um facilitador para participação da sociedade como corresponsável na promoção e prevenção da saúde pública”, afirma Susan Prado.

Campanha de Dengue

Com o conceito “Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno”, a campanha publicitária de enfrentamento à dengue visa somar esforços entre poder público e a sociedade a fim de interromper o ciclo evolutivo do Aedes aegypti, uma vez que mais de 80% dos focos do mosquito são encontrados nas residências. O objetivo é estabelecer um canal direto entre a SES-MG e a sociedade de forma que as informações sejam difundidas. As parcerias com entidades civis, realizadas por meio da Mobilização Social, são um exemplo de como o trabalho vem se desenvolvendo, aumentando a capilaridade das ações. Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde está presente em 745 municípios do estado e, de 2014 até o momento, contam com cerca de 30.000 ações já realizadas.

Saiba mais sobre o trabalho de mobilização social da SES-MG em: www.saude.mg.gov.br/mobilizacao

Por Paula Gargiulo