Na manhã da última quarta-feira (12/02), a Força Tarefa Estadual de Combate à Dengue, composta por seis servidores da vigilância Ambiental da Regional de Saúde de Sete Lagoas e um servidor do município de Diamantina, além de três servidores municipais, iniciou, em Leme do Prato, no Vale do Jequitinhonha, diversas ações para combater à alta proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, além da Dengue, pode transmitir Chikungunya e o Zika Vírus.

De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), de janeiro de 2020 até a primeira semana de fevereiro, foram notificados 39 casos prováveis de Dengue no município. “Em análises realizadas nas últimas quatro semanas epidemiológicas, o município de Leme do Prado chegou ao último nível de alerta para incidência da doença. O coeficiente de incidência, neste município, encontra se no valor de 793,5. A partir do valor de 500, já é classificado como de “muito alta incidência”. Tal informação motivou a nossa solicitação, ao nível central da SES/MG, de uma intervenção da Força Tarefa Estadual na localidade para fortalecer o trabalho realizado pelo município”, informou Mariana Cristina Rocha, coordenadora do Núcleo de Vigilância em Saúde da Regional de Diamantina

O supervisor da Força Tarefa do Estado, que está atuando em Leme do Prado, Nilson Coutinho Esteves, contou como está sendo realizado o trabalho da equipe no município. “Iniciamos o trabalho pela Mata da Cauã, um povoado que possui alto índice de infestação do mosquito. Estamos trabalhando forte na ação mecânica, que é a remoção dos materiais inservíveis e no tratamento focal. Além disso, trabalhamos a conscientização da população, que é feita de casa em casa. A população está nos recebendo muito bem e esperamos que a comunidade compre a ideia da prevenção, que é o melhor caminho para se combater o mosquito e evitar a doença”, esclareceu Coutinho.

Créditos: Rustitaquinho Alves

Além da ação mecânica, durante os próximos 7 dias serão realizados mutirões de limpeza, ações educativas nas escolas, reuniões nas comunidades e o bloqueio químico com a aplicação de inseticida, em todo o município. “A presença da Força Tarefa Estadual veio a somar muito com as ações que já estamos realizando. Com a vinda de profissionais de fora, a população sentiu que a cidade está realmente em alerta máximo e que é necessário a mobilização de todos para revertermos essa situação. Gostaria de agradecer a toda equipe da Regional de Saúde de Diamantina, em especial ao Kesley e ao Valdemar, pela importante contribuição nessa grande ação coletiva. Tenho certeza que vamos conseguir erradicar essa doença em Leme do Prado”, concluiu Rustitaquinho Alves Gomes, secretário de saúde do município de Leme do Prado.

Ação educativa em escolas do município

Visando o fortalecimento da ação no município de Leme do Prado, os servidores da Regional de Saúde de Diamantina, Kesley Duarte de Jesus e Valdemar Fernandes de Souza, realizaram palestras na Escola Estadual Professora Flora Brasileira Pires Cesar, no distrito de Acauã, e na Escola Estadual Dom Pedro II, no distrito de Posses, sobre o combate ao Aedes aegypti e a importância da união da comunidade para evitar a doença. “Estamos trabalhando com orientações sobre as medidas de controle das Arboviroses no município através de vídeos educativos e orientações direcionadas para crianças, jovens e adultos. Esperamos sensibilizar e mobilizar a comunidade nessa guerra contra o mosquito”, ressaltou Kesley, referência técnica regional das Arboviroses.

Por Ricardo Maciel

Enviar para impressão