Com previsão de término na sexta-feira, 14/2, nesta semana a Regional de Saúde de Montes Claros está realizando diagnóstico da situação epidemiológica do município de Mirabela. Em janeiro deste ano o município passou a integrar a área de atuação da Regional de Saúde, em virtude de ter entrado em vigor o novo Plano Diretor de Regionalização – (PDR) da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais – (SES-MG). O Plano foi aprovado no segundo semestre de 2019 pela Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde – (CIB-SUS).

Crédito: Pedro Ricardo

Técnicos da SES-MG e a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador – (Nuveast) da Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes estão realizando levantamentos no município com foco nas atividades de campo executadas pela Secretaria Municipal de Saúde. Nesta quarta-feira, 12/2, coordenadores e agentes de controle de endemias e de saúde participaram de capacitação com enfoque no levantamento de informações epidemiológicas sobre combate e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus e também da esquistossomose.

Na quinta-feira, 13/2, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e da SES-MG farão coleta de caramujos em comunidades rurais para a realização de exames laboratoriais. O objetivo é averiguar a ocorrência ou não de transmissão de esquistossomose na região.“Com base nos levantamentos, a SES-MG terá melhores condições de definir quais são as necessidades de apoio e acompanhamento do município, visando a melhoria dos serviços prestados à população”, explica Agna Menezes.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

Com a responsabilidade de coordenar ações em 54 municípios, em janeiro deste ano a Regional de Saúde Montes Claros passou a atuar numa área superior a 67,5 mil quilômetros quadrados, que concentra mais de 1,1 milhão de habitantes. O novo Plano Diretor de Regionalização também aumentou de cinco para sete as microrregiões de saúde na área de atuação da Regional. São elas: Bocaiúva; Coração de Jesus; Francisco Sá; Janaúba/Monte Azul; Taiobeiras; Montes Claros e Salinas.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques avalia que a revisão do PDR representa avanços na coordenação das ações de saúde por parte da SES-MG. Isso porque, explica, “as alterações visam orientar os futuros projetos de investimentos e necessidades de habilitação de prestadores de serviços, priorizando regiões com base em indicadores de resolubilidade e cobertura”.

Com o novo PDR, a SES-MG passou a ser constituída por 14 macrorregiões de saúde; 18 polos macros; três polos macros complementares; dois polos macros complementares de apoio e por 89 microrregiões de saúde, com 107 cidades polos de micro.

Por Pedro Ricardo