Membros do Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar de Alta e Média Complexidade reuniram-se nesta quarta-feira (29/01), na Regional de Saúde de Alfenas. Este comitê é um espaço colegiado formado por representantes dos dentistas; do prestador hospitalar; servidores da Regional; e representantes do município de Alfenas, sede do serviço de assistência odontológica hospitalar.

odonto2

A Resolução SES/MG Nº 6.838, de 18 de setembro de 2019, estabelece as normas gerais para adesão, execução e monitoramento do processo de concessão do incentivo financeiro para os serviços de assistência odontológica hospitalar de média complexidade e alta complexidade no Estado de Minas Gerais. Em seu artigo 4º, normatiza a criação e manutenção de Núcleo de Qualidade da Assistência para Odontologia Hospitalar. Os serviços são prestados Hospital Universitário Alriza Velano. Foram compostos dois núcleos, um para média complexidade (que abrange assistência a pacientes com necessidades especiais) e outro para alta complexidade.

O objetivo do Núcleo de Qualidade não é um mero acompanhamento no processo de monitoramento de metas, mas sim desenvolver ações de melhorias voltadas à qualificação da oferta do serviço; articulação entre as unidades de referência; monitoramento do tempo de espera para o atendimento; elaboração e implantação de protocolos clínicos; acompanhamento do cuidado; e realização de ações de educação permanente.

“Alfenas já é reconhecida no em Minas Gerais quando se trata de odontologia hospitalar e espera-se com as ações desenvolvidas neste núcleo qualificar ainda mais a oferta deste serviço, visando a integralidade da assistência em saúde bucal. Inclusive nesta primeira reunião já identificamos alguns pontos a serem melhorados e discutimos questões relacionadas ao acesso, fluxogramas, periodicidade das reuniões, bem como sugestão de temas a serem abordados nas ações de educação permanente com os profissionais da atenção básica e especializada dos municípios de referência da Assistência Odontológica”, explicou a referência técnica de saúde bucal da Regional Alfenas, Heron Ataíde Martins.

Por Thayane Lenzi