No último domingo, 1º de dezembro, internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Regional de Saúde de Governador Valadares, em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE), promoveu uma mobilização no Mercado Central de Valadares. Houve distribuição de preservativos a consumidores e lojitas, de senhas com vale teste rápido para HIV e hepatites, além da prestação de orientações sobre a prevenção e cuidados com a doença.

O objetivo, segundo a referência técnica em DST-Aids da Regional de Saúde, Sônia Martins Galvão, foi conscientizar a população, principalmente de 20 a 34 anos que hoje é a faixa etária em que está concentrado o maior número de casos, além de combater o preconceito e os mitos que existem em relação à doença. “Além do fornecimento de insumos, o Estado participa de ações com o município visando a prevenção através do uso de preservativo, com foco também no teste rápido que é gratuito, seguro e sigiloso. Os usuários recebem aconselhamento antes e depois do exame, e nos casos positivos, passam a ser acompanhados e participam de tratamento pelo CRASE, que é o centro de testagem e aconselhamento da região ”, ressatou Sônia.

Créditos: Frederico Bussinger

Morador de Governador Valadares, Wátila Caetano, de 32 anos, fazia suas tradicionais compras de domingo no mercado quando foi atraído pela mobilização. “Essa ação da saúde pública é importante porque é um alerta à população, principalmente a juventude, quanto ao perigo de não se cuidar, o que leva infelizmente ao aumento do número de pessoas infectadas”, enfatizou.

Situação da Aids no Brasil, em Minas e na região de saúde de Valadares

Segundo o Ministério da Saúde, assim como registrado nos últimos anos, a infecção por HIV cresce mais entre os jovens. A maioria dos casos de infecção no país é registrada na faixa etária de 20 a 34 anos, com 18,2 mil notificações (57,5%). Em 2018, 43,9 mil casos novos de HIV foram registrados no país.

Em Minas Gerais, entre 1999 e 2019, até o momento, foram notificados 62.078 casos de HIV/Aids. Em 2019, foram notificados 3.516 casos da doença. Desses, a faixa etária mais acometida, como acontece no país, é a de jovens entre 20 a 34 anos. Já nos 51 municípios da área de abrangência da Regional de Saúde de Governador Valadares, em 2018, foram 147 casos e, em 2019, até o momento, são 110 casos registrados.

Por Frederico Bussinger