A Regional de Saúde de Pouso Alegre promoveu, nesta sexta-feira, 8/11, a terceira Reunião Técnica para os coordenadores municipais de Atenção Primária. O evento foi organizado pelo Núcleo de Atenção Primária (NAPRIS) e teve como objetivo dar continuidade a melhoria do fluxo de comunicação entre as referências técnicas do NAPRIS da Regional de Saúde de Pouso Alegre e os municípios, além de promover um espaço de discussão dos principais assuntos relacionados à Atenção Primária.

A parte inicial da reunião foi dedicada à análise dos indicadores propostos pelo "Organiza APS", como forma de nortear a definição de diretrizes e planejamento das ações de forma qualificada. Nesta reunião foram abordadas, ainda, a Integração entre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) e e-SUS AB, Relatórios de Cadastro do SISAB, Tabagismo e Crescer Saudável.

Créditos: Otávio Coutinho

“A discussão voltada para o monitoramento de indicadores, proposta pelo Organiza APS, é uma oportunidade de traçar o diagnóstico local de cada município e desenvolver o planejamento das ações de forma direcionada às fragilidades de cada um, possibilitando um direcionamento para uma melhoria ascendente e gradativa dos processos de trabalho. Essa temática vem de encontro à perspectiva do setor: acreditamos que através do apoio e do trabalho em equipe seja possível identificar as fragilidades e potencialidades para fortalecer as ações de Atenção Primária à Saúde como ordenadora do cuidado dentro da rede assistencial”, relata Izabella Rocha Veloso Sousa, coordenadora do núcleo de Atenção Primária à Saúde.

A Regional de Saúde de Pouso Alegre tem 53 municípios sob a sua jurisdição e todos foram convidados a fazer parte desse encontro, através do coordenador de Atenção Primária. Além disso, disponibilizamos também uma vaga para o coordenador de imunização a fim de alinhar os conhecimentos sobre o registro da imunização no e-SUS AB, conforme preconizado pela Portaria nº 2.499, de 23 de setembro de 2019.

Por Otávio Coutinho