A Regional de Saúde de Juiz de Fora, por meio do Núcleo de Gestão, encerrou, nesta quinta-feira (07/11), a capacitação da Plataforma Digital – DigiSUS. O treinamento teve início na última segunda-feira (04). Participaram secretários municipais de Saúde, referências técnicas e conselheiros municipais do sistema de saúde DigiSUS, com organização feita pela referência técnica do sistema e coordenadora do Núcleo, Marly Ladeira.

07.11.19 - DigiSUS

O DigiSUS tem como objetivo proporcionar que os gestores públicos, pesquisadores e toda sociedade obtenham e sistematizem informações e dados produzidos pelo Ministério da Saúde, por suas entidades vinculadas e por órgãos de pesquisa, com sua disponibilização pela internet em forma de painéis, mapas, gráficos e tabelas de caráter executivo e gerencial.

Assim, será possível realizar o monitoramento dos indicadores e metas pactuadas para a saúde que vão auxiliar na tomada de decisões estratégicas para cada região, por meio da disponibilização de dados acessíveis, qualificados e georreferenciados. Trata-se de mais uma ação do Ministério da Saúde no contexto da Estratégia e-Saúde para o Brasil.

De fácil acesso, a nova plataforma está dividida em três módulos: Planejamento, Análise e Monitoramento. O primeiro permitirá ao gestor sistematizar dados referentes ao planejamento em saúde dos estados e municípios. Com o segundo, esses gestores poderão organizar e interpretar uma grande massa de dados sem perda da performance, aumentando assim a assertividade no processo decisório e a participação da sociedade. Além disso, será possível antecipar os riscos e identificar tendências para aprimorar, continuamente, o SUS. Por fim, no terceiro módulo será possível acompanhar as ações desenvolvidas durante a gestão.

Para Marly Ladeira, “o conteúdo repassado teve boa aceitação, porém com bastante questionamento, sendo possível concluir que haverá necessidade de um acompanhamento mais próximo no momento da operacionalização do sistema”. Em relação ao cidadão, no entanto, a referência técnica entende que “a plataforma permitirá o acesso as informações claras e concisas, estimulando a participação social e os tornando as pessoas cada vez mais protagonistas de sua própria realidade”, avalia.

Por Adriana Mendes

Enviar para impressão