Com o objetivo de capacitar membros do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária/SNVS em análise de rotulagem de alimentos, a Regional de Pouso Alegre realiza, desde a última terça-feira (05/11), o evento Reunião de Capacitação em Rotulagem de Alimentos. O treinamento, que vai até o próximo dia 07/11, visa uniformizar as ações no setor, qualificar servidores municipais, verificar a conformidade dos rótulos dos produtos frente às legislações pertinentes e contribuir para que os consumidores tenham informações adequadas e claras acerca dos produtos que estão disponíveis no mercado.

Entre os temas que serão discutidos estão a rotulagem geral nutricional; padrão de identidade e qualidade; registro e situações em que pode ocorrer sua dispensa; resoluções referentes a declarações de alergênicos, glúten e lactose; abordagem; declaração sobre aditivos como corantes, conservantes, antioxidantes; informação nutricional complementar (diet, zero%, sem adição); e novo marco regulatório sobre suplementos alimentares.

Créditos: Otávio Fernandes

De acordo com José Augusto Faria Wood, autoridade sanitária e referência da Área de Alimentos do Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Pouso Alegre (Nuvisa), “a iniciativa contribui para que os consumidores tenham informações adequadas e claras acerca dos produtos que estão disponíveis no mercado e diminuir os riscos que a falta de informação declarada pode vir a ter sobre o consumidor”.

Aproximadamente 80% dos rótulos analisados em Belo Horizonte no laboratório central da Fundação Ezequiel Dias (Funed) após coleta realizada pela Regional de Saúde apresentam alguma inconsistência nas declarações. Algumas com risco para a saúde do consumidor, por exemplo, quando deixam de declarar a presença do glúten (celíacos). O evento é organizado pelo Núcleo de Vigilância Sanitária da Regional de Pouso Alegre (Nuvisa).

Por Otávio Fernandes

Enviar para impressão