A Regional de Saúde Coronel Fabriciano, realizou nesta quarta-feita (10/10), em seu auditório, reunião técnica sobre a Política Estadual de Promoção da Saúde. O evento foi direcionado aos coordenadores de Atenção Primária e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família dos municípios que compõem as microrregiões de saúde de Caratinga, Ipatinga e Coronel Fabriciano-Timóteo.

20191010 105652

A Referência Técnica da Regional de Saúde, Aline Eliane dos Santos, que coordenou os trabalhos, informou que a reunião teve como objetivo orientar sobre a execução dos indicadores da Política Estadual de Promoção da Saúde e esclarecer dúvidas destes profissionais sobre outros programas como o Saúde na Escola e Programa Crescer Saudável.

“Nesta capacitação os cinco indicadores (Atividade Física, Ações de Educação em Saúde, Saúde na Escola, Registro do Consumo Alimentar e Bolsa Família), foram discutidos com os profissionais, que aproveitaram para pontuar as dúvidas e dificuldades. Sabemos da rotatividade destes profissionais nos municípios, por isso é necessária uma atualização constante, a fim de apoiar tecnicamente todos os profissionais da atenção primária”, esclareceu Aline.

A Política Estadual de Promoção da Saúde foi instituída em abril de 2016, resultado de um movimento de apropriação e ativação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). “Entre seus objetivos, a política busca principalmente a articulação intersetorial, com intervenções individuais, coletivas e ambientais sobre os determinantes sociais da saúde e a redução da vulnerabilidade e das desigualdades”, finalizou Aline.

Por Flávio A. R. Samuel