A Regional de Saúde de Varginha promoveu, nos dias 8 e 10 de outubro, Reunião para Elaboração do Plano Municipal de Contingência das doenças transmitidas pelo aedes Aegypti, vigência 2019-2020. Os 50 municípios que compõem a Regional foram divididos em dois dias, a fim de serem orientados na elaboração do plano pelo Comitê Regional de Arboviroses. A iniciativa partiu da necessidade de se considerar a aproximação do período epidêmico de arboviroses e das circunstâncias epidemiológicas do estado de Minas Gerais, que indicam a necessidade de estratégias eficazes de controle. Coordenadores Municipais de Vigilância em Saúde, de Epidemiologia e Ambiental, Atenção Primária, representante da Atenção Farmacêutica e da Assistência Hospitalar foram convidados para a reunião.

WhatsApp Image 2019-10-10 at 15.42.02

Na reunião foi frisada a importância de todos os municípios elaborarem um Plano de Contingência para enfrentamento às arboviroses que contemple a multidisciplinaridade e integralidade das ações, observando sempre os eixos norteadores, que são Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Atenção Primária à Saúde, Rede de Urgência e Emergência, Assistência Farmacêutica e Mobilização Social. As fases do plano, bem como as particularidades de cada eixo, rotinas e fluxos foram passados aos presentes.

“O município necessita elaborar em conjunto com toda a equipe um plano efetivo para prevenir e controlar os surtos e epidemias, bem como evitar óbitos pelas doenças transmitidas pelo aedes”, ressaltou a Coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Varginha, Aline Ribeiro.

Por Tânia Corrêa

Enviar para impressão