A Regional de Saúde de Coronel Fabriciano realizou, dos dias 13 a 16 de maio, em seu auditório, uma capacitação sobre os sistemas de informação do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e do Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes Aegypti (LIRAa). O treinamento buscou apresentar e capacitar os Agentes de Combate às Endemias (ACE), dos 35 municípios do território Vale do Aço, sobre as funções dos sistemas e os objetivos a serem alcançados por meio dele.

WhatsApp Image 2019-05-17 at 09.26.46 2

Segundo Joel Caldas, referência técnica em arboviroses da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, esse tipo de capacitação é muito importante, visto que foi direcionada aos novos ACE’s que não haviam passado por nenhum tipo de capacitação sobre os sistemas. “O objetivo foi esclarecer o máximo de dúvidas possíveis e fazer com que os municípios tenham melhores condições de realizar o planejamento das ações de enfrentamento, controle e mobilização contra o mosquito Aedes Aegypti”, disse Joel.

Já Edelson Inácio Vieira, que também é referência técnica em arboviroses, apresentou detalhadamente os sistemas. “A grande rotatividade de profissionais, neste caso ACE’s, torna necessário capacitações frequentes para aprofundar e alinhar as ações. Sabemos das dificuldades, mas podemos superá-las”, ressaltou Edelson.

Durante o treinamento, os técnicos ressaltaram as novas orientações para municípios com menos de dois mil imóveis. Além da obrigatoriedade do LIRAa, a resolução determina a realização do Levantamento de Índice Amostral (LIA) nas localidades infestadas pelo vetor Aedes aegypti e que possuam menos de 2 mil imóveis. Os profissionais dos municípios atualizaram também seus conhecimentos a respeito da rotina de trabalho em campo, coleta dos dados, bem como utilização das plataformas dos sistemas.

Por Flávio A. R. Samuel