Logo após o rompimento da barragem em Brumadinho, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou diversas ações e medidas emergenciais para atendimento às vítimas e familiares. Uma dessas medidas envolveu as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), buscando integrar essas ações aos serviços de atenção primária e de saúde mental.

No Brasil, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), foi estabelecida em 2006 no Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria GM/MS nº 9712. Essa Portaria traz orientações para estruturar as PICS nos serviços da Atenção Básica, além de outras providências.

A primeira ação realizada pelo Núcleo municipal de PICS de Brumadinho (NUPIC), com apoio da SES-MG, foi o mapeamento das regiões que apresentavam mais necessidade de atendimentos das práticas integrativas e complementares na região atingida pela barragem: Casa Branca, Córrego de Feijão e Parque da Cachoeira. “Após esse mapeamento, os profissionais das PICS, em conjunto com os profissionais do Programa de Saúde da Família atenderam, nessas três comunidades, os servidores da saúde, famílias desabrigadas alojadas em pousadas e pacientes atingidos pela barragem em suas residências domiciliares”, explica a coordenadora do Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares da SES-MG, Gelza Matos Nunes.

Créditos: NUPIC Brumadinho

O atendimento à população dessas regiões está acontecendo desde o dia 31/01 e incluem as práticas de acupuntura, ventosas, auriculoterapia, florais, reiki e aromaterapia. “Em situações de trauma, as práticas trazem o conforto e acolhimento imediato, a certeza de que têm com quem contar neste momento, além do próprio relaxamento e condições de dormir e descansar para poder lidar com a realidade em que vivem”, ressaltou a coordenadora.

Antroposofia

O atendimento às pessoas que vivenciaram o desastre em Brumadinho também irá contar com a medicina antroposófica, umas das primeiras PICS institucionalizadas pela Política Nacional e Estadual de PICS, baseando-se nos métodos das ciências naturais, que permitem penetrar em todos os detalhes da natureza física ou corporal do organismo humano.

Além de ofertarem atendimentos em Brumadinho diariamente, a Antroposofia proporciona ainda o trabalho da Pedagogia de Emergência, especializada em atuar com crianças feridas emocionalmente para que recuperem a confiança nelas mesmas. Essa prática já havia sido utilizada anteriormente no atendimento às crianças, após o rompimento da barragem de Mariana, em 2015.

Integração

O atendimento a essas pessoas está sendo registrado e documentado nos prontuários clínicos, com o objetivo de dar sequência às práticas prestadas junto a essa população. O planejamento é para que os atendimentos continuem acontecendo semanalmente, integrando os serviços das Unidades Básicas de Saúde. “Em situações de trauma, as PICS auxiliam os pacientes a utilizarem as terapias da saúde mental já estabelecidas, como a psicologia e outros”, finalizou Gelza.

» Saiba mais sobre a atuação da SES-MG em Brumadinho em: www.saude.mg.gov.br/brumadinho

» Saiba mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares em: http://www.saude.mg.gov.br/pics

Por Ricarda Caiafa