Na sexta-feira (25/01), diante do rompimento da barragem no município de Brumadinho, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reativou o Comitê de Operações de Emergência na Saúde (COES). O comitê é responsável por coordenar todas as ações para enfrentamento do desastre, dentro do âmbito da Saúde Estadual.
Neste sábado (26/01), e durante todo o fim de semana, uma equipe de técnicos da SES-MG fica de prontidão no município de Brumadinho para coordenar e orientar as equipes locais. Há também uma equipe de plantão presencial de representantes da Saúde no Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, localizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Algumas das ações que estão sendo realizadas:
- Contribuição na construção do protocolo de acolhimento e cadastro de desabrigados e familiares na busca por desaparecidos;
- Orientação das equipes locais quanto à divulgação e utilização do protocolo adequado de atendimento às emergências;
- Apoio e orientação às equipes de saúde da família locais na realização do atendimento e prescrição de medicações de uso contínuo (insulina, anti-hipertensivo, remédios psiquiátricos, dentre outros) para aquelas pessoas que estejam desabrigadas;
- Mapeamento da necessidade de vacinação e disponibilização das vacinas, caso necessário;
- Orientação para as equipes sobre o protocolo clínico em casos de intoxicação por “metais pesados”.
- Regulação dos leitos em unidades hospitalares;
- Acompanhamento da oferta e qualidade da água para consumo humano das populações atingidas;
- Apoio da Coordenação Estadual de Saúde Mental, álcool e outras drogas na organização da assistência em saúde mental aos atingidos.
» Clique aqui e saiba mais sobre o atendimento às vítimas.
Por Jornalismo SES-MG