Desde segunda-feira (23/04), início da campanha de vacinação contra gripe, a Regional de Saúde de Uberaba vacinou cerca de 20 mil pessoas, ou seja, 13% do público de 148.233 a vacinar. Até o momento, já foram disponibilizadas 78 mil doses aos 27 municípios da região, enquanto que, somente para Uberaba, foram 32 mil doses, das quais 8.588 foram aplicadas, num percentual de 15% do público prioritário, até o momento. Também são contempladas, na campanha, pessoas com comorbidades como doenças respiratórias, cardíacas, renais, ou neurológicas crônicas, além de diabetes, obesidade, imunossupressão, transplantes e trissomias. É necessária uma recomendação, que pode ser feita pela equipe de saúde mais próxima. Deste público, foram vacinados, até o momento, 3.693 pessoas na região Triângulo Sul, sendo 1.812 do município de Uberaba. As informações são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI/PNI).

Créditos: Marcus Ferreira

De acordo com o Informe Epidemiológico da Influenza da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) do dia 24/04, até agora foram notificados 32 óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado, o que corresponde a 6,8 % (32/473) do total de casos. Dos 32 óbitos notificados 6,3% (2/32) foram associados a outros vírus respiratórios (Parainfluenza) e nenhum foi associado à influenza. No âmbito da SRS Uberaba, foram notificados 25 casos de SRAG, 15 (60%) destes com etiologia não especificada, dos quais 4 (16%) evoluíram para óbito.

O Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, alerta para que a população que se encontra nos grupos prioritários da campanha, procure os serviços de saúde para se imunizar, “lembrando que o início da proteção se dá entre 15 e 20 dias após a aplicação da vacina”. A referência técnica em imunização da SRS Uberaba, Marina Scalon, alerta que “a vacinação é a melhor forma de prevenção contra a gripe, além das medidas de higiene conhecidas como, lavar frequentemente as mãos, cobrir a boca com a parte interna do braço ao tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos ou objetos de uso pessoal como copos e talheres, manter os ambientes ventilados, não tomar medicações sem a orientação médica e, em caso de suspeita de gripe, procurar a unidade de saúde mais próxima”.

Por Sara Braga