COMO OBTER UM MEDICAMENTO | DÚVIDAS FREQUENTES | COMO CHEGAR | CONTATO
O Programa Estadual de Assistência Farmacêutica fornece os medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) a todos os mineiros. A Farmácia de Minas da Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) é o local responsável pelo recebimento das solicitações e pela dispensação dos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) aos usuários residentes dos seguintes municípios:
Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bonfim, Brumadinho, Confins, Contagem, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Ibirité, Igarapé, Itabirito, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mariana, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Ouro Preto, Pedro Leopoldo, Piedade dos Gerais, Raposos, Riberião das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Luzia, Santana do Riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
Alguns municípios aderiram à Política de Descentralização do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (PDCEAF) e executam as etapas relacionadas à solicitação e dispensação de medicamentos diretamente em seus territórios. Na SRS-BH são eles: Caeté, Moeda, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.
Para cidadãos de outras cidades mineiras o atendimento é realizado na sua respectiva regional de saúde; clique aqui e saiba mais.
Consulte abaixo a lista de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) para saber se o medicamento que você necessita é fornecido:
A relação completa dos documentos necessários para cada condição de saúde está disponível no site da SES-MG, em saude.mg.gov.br/formulariosceaf.
A abertura de processo é etapa primordial para garantia do acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Essa primeira etapa deve ser realizada comparecendo à unidade UAI Praça Sete, à Avenida Amazonas, 478, Centro - Belo Horizonte. O atendimento é realizado das 07h às 19h, de segunda a sexta-feira (exceto em pontos facultativos e feriados), de 7h às 19h.
O usuário deverá agendar o dia e horário para o seu atendimento no Portal Cidadão ou aplicativo MG App e comparecer, conforme agendamento, para entregar os documentos devidamente preenchidos. O prazo para deferimento é de até 45 dias úteis. Assim que a solicitação for deferida, o usuário deverá conferir a disponibilidade do medicamento para ser retirado na Farmácia de Minas de Belo Horizonte.
Com o protocolo de abertura de processo em mãos, fornecido durante o atendimento, os usuários podem acompanhar todo o processo e informações sobre a disponibilidade do medicamento pelo Portal Cidadão ou aplicativo MG App.
O atendimento da Farmácia de Minas de Belo Horizonte é realizado de segunda a sexta-feira (exceto em pontos facultativos e feriados), das 7h às 19h, agendado e organizado por distribuição de senhas. Procure se organizar para chegar à Farmácia 15 minutos antes do seu horário marcado. Se houver alguma eventualidade e você se atrasar, a tolerância será de 15 minutos. Os usuários que cumprirem o agendamento serão atendidos prioritariamente, reduzindo o tempo de espera e otimizando o atendimento.
Usuários novos: acompanhe a situação do seu pedido e, assim que processo for DEFERIDO e o medicamento estiver DISPONÍVEL, realize o agendamento para sua primeira retirada de medicamento via Portal Cidadão ou aplicativo MG App.
Usuários que já são atendidos: o agendamento para retorno à Farmácia fica registrado no seu Recibo de Dispensação de Medicamentos. Caso ocorra algum imprevisto, você pode realizar o reagendamento do dia e horário.
ATENÇÃO! Mesmo estando agendado, antes de comparecer à Farmácia de Minas de Belo Horizonte, verifique a disponibilidade do seu medicamento pelo aplicativo MGApp, pelo Portal Cidadão MG ou LigMinas 155 – opção 2.
Sempre confira a disponibilidade do medicamento solicitado em estoque antes de ir retirá-lo. Essa informação está disponível pelo aplicativo MgApp, Portal Cidadão MG ou LigMinas 155. Em caso de visualização do status do abastecimento como "DISPONÍVEL", agende seu atendimento para Primeira Retirada de Medicamento para que seja realizada a sua primeira dispensação. Atenção às orientações relacionadas ao armazenamento, da necessidade de apresentação de nova receita ou outra documentação para a retirada do medicamento; elas são sempre repassadas ao receber o comprovante de entrega da documentação de solicitação.
Não. O paciente poderá designar até 5 representantes para a retirada do medicamento na unidade, preenchendo a Declaração Autorizadora, junto à uma cópia de seu comprovante de endereço e seu documento de identidade com foto, bem como a cópia do documento de identidade do representante autorizado.
A UAI Praça Sete está localizada na Av. Amazonas, 478 - Centro, Belo Horizonte – MG. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.
A Farmácia de Minas está localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima, Nº 2777, Carlos Prates, Belo Horizonte-MG. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira de 7h às 19h.
Para chegar à Farmácia de Minas é muito fácil. Há opções de transporte em todas as regiões da cidade de Belo Horizonte.
Ligminas Farmácia de Minas - Telefone: 155 – opção 2