A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, por meio da referência técnica (RT) em Saúde Mental, Wellinton Moreira Lopes, na última quinta, 16 de março,no município de Cambuí, do 51º Colegiado Regional de Saúde Mental. Foram debatidas a articulação dos pontos de atenção da Rede de Atenção Psicossocial, Legislações sobre internações compulsórias e involuntárias e Análise crítica sobre Comunidades Terapêuticas.

Wellinton Moreira Lopes pontuou a importância do trabalho intersetorial como um dos pilares do Colegiado. “O Colegiado Regional de Saúde Mental é um espaço de discussão sobre a Política de Saúde Mental. Nesse encontro realizado no município de Cambuí foi possível demonstrar a importância da intersetorialidade na saúde mental para a melhoria da assistência aos usuários”.

Na mesma linha, a RT de Saúde Mental de Cambuí, Milene Ramalho, enfatizou a Rede de Atenção Psicossocial. “É extremamente importante esse colegiado de Saúde Mental, porque podemos trabalhar mais a questão da articulação e do trabalho intersetorial. A Saúde mental precisa de vários dispositivos participando e que a referência técnica tenha esse papel de articular o serviço, a comunicação e também abrir espaço para que os dispositivos participem dessa construção coletiva de Saúde Mental”, destacou a RT.

Créditos: Otávio Coutinho

“Acredito que iniciativas como essa do Colegiado, mantém vivo o protagonismo dos profissionais para com a diversidade e complexidade das manifestações da Saúde Mental, principalmente nos dias atuais, nos pós pandemia, no cenário econômico, político e social. Tudo está interligado, e consequentemente, afeta a qualidade de saúde mental. O coletivo de profissionais se unem, acolhem as dificuldades uns dos outros, trocam experiências, vivências, se fortalecem e assim, constroem redes para uma política de saúde mental de inclusão a diversidade pautadas em práticas não manicomiais, concluiu a Coordenadora do Centros de Atenção Psicossocial- CAPS -AD de Pouso Alegre, Ana Claudia Monteiro.

Durante o Encontro, houve ainda Roda de Conversa, com os participantes esclarecendo dúvidas acerca dos temas e um momento cultural com a apresentação artística do Coral do CAPS de Cambuí. A Oficina foi organizada e ministrada por Wellinton Moreira Lopes, Milene Ramalho e Ana Claudia Monteiro e contou com a participação das Referências técnicas municipais de Saúde Mental, Profissionais da Atenção Primária à Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dos Hospitais Gerais, do CRAS/CREAS e usuários do CAPS de Cambuí.

Por Otávio Coutinho