A Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, por meio da Coordenação de Atenção à Saúde, realizou, no dia 15 de março, a 1ª reunião do Colegiado Gestor de Saúde Mental de 2023. O encontro contou com a presença da diretora desta Unidade Regional, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, que agradeceu a presença dos representantes dos municípios adscritos. “É gratificante presenciar esse momento tão importante para o nosso território e, enquanto Unidade Regional de Saúde, somos parceiros na busca pela integralidade do cuidado ao paciente”, disse Edwalda. O encontro foi direcionado às referências técnicas de saúde mental, referências técnicas de atenção primária e gestores municipais.

Rita de Cássia Aguiar e Ramon Alexandre Resende, técnicos da CAS, abordaram assuntos afetos à Rede de Atenção Psicossocial, a saber: componentes da Rede de Atenção Psicossocial, Pontos de Atenção e suas principais atribuições, normativas vigentes e diretrizes do serviço de saúde mental.

Créditos: Tatiana Resende Carvalho

O encontro foi marcado por relatos e vivências de vários participantes, o que propiciou uma rica troca de experiências entre os municípios. Lílian das Graças de Morais, referência técnica de saúde mental do município de Desterro de Entre Rios, registrou sua experiência exitosa com a implantação de um “grupo de ansiedade” formado por vinte (20) crianças e adolescentes, com grande adesão dos participantes nos quinze (15) encontros realizados em 2022. Lilian relatou que, através desse trabalho, ficou claro para os profissionais envolvidos a necessidade de se trabalhar juntamente com as famílias das crianças e adolescentes.

Regina Célia Rodrigues Monteiro, referência técnica do município de Dores de Campos, relatou que se faz necessário entender que cada paciente é único e assim, todos os cuidados em saúde mental devem ser incorporados na prática diária dos profissionais.

Por fim, Rita, técnica da Coordenação de Atenção à Saúde ressaltou: “é muito importante e necessária a realização dos próximos encontros do Colegiado, bem como, a participação de todos os representantes do nosso território”.

Por GRS São João Del Rei