Na última semana do mês de maio, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí por meio do  Núcleo de Vigilância Epidemiológica, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Unaí promoveu um evento para destacar a importância do Maio Amarelo, a fim de incentivar um trânsito seguro por meio da conscientização dos profissionais de saúde.

Em 2023, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos, e o tema da campanha para este ano é "No trânsito, escolha a vida!".

A abordagem contou com a discussão do perfil de morbimortalidade da macrorregião de Saúde Noroeste; aspectos gerais do código de trânsito brasileiro com ênfase nas infrações de trânsito; medicamentos usados pelos condutores de veículos para manter a vigília e aspectos químicos do bafômetro; e papel do observatório de trânsito.

A parceria com a polícia militar, acadêmicos do curso de farmácia da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) de  Unaí e o observatório de trânsito foi indispensável para a construção do evento.

Para a referência técnica em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) da GRS Unaí, Franciele Nascimento, “explorar as estratégias de prevenção e promoção em saúde com a finalidade de estimular a aplicação das ações de conscientização e prevenção aos acidentes de trânsito são essenciais para redução do número de internações, incapacidade e custos gerados por estes acidentes aos serviços de saúde, visto que estas lesões e mortes são consideradas evitáveis”.

A referência ressaltou ainda que “no ano de 2022, na macrorregião de Saúde Noroeste, a taxa de hospitalização devido às causas externas e, especificamente, por acidentes de trânsito, foi de 7,32 e 3,95 por 10.000 habitantes, respectivamente, sendo as maiores entre as macrorregiões de saúde de Minas Gerais. Estes dados conduzem e reforçam o direcionamento das atividades para redução das lesões provocadas pelo trânsito que, sem dúvidas, requer o envolvimento de vários setores como saúde, segurança pública, educação, entre outros”, disse Franciele.

Foto: Eduardo Medeiros

Por GRS Unai