No dia 31 de maio, a Coordenação de Atenção à Saúde (CAS) da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, em parceria com a Coordenação de Assistência Farmacêutica, promoveu o I Seminário Regional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

O evento contou com a apresentação de experiências exitosas dos municípios da região, além de mostra de algumas das práticas oferecidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como reflexoterapia, aromaterapia, fitoterapia, e terapia comunitária integrativa.

Na oportunidade, o coordenador de Assistência Farmacêutica, Robson Régis Rezende, apresentou o projeto da Farmácia Verde, que é apoiado e financiado pelo Ministério da Saúde.

A referência técnica da GRS Unaí, Eliadny Oliveira, ressaltou que “as práticas contribuem diretamente com a resolutividade da atenção primária no processo de saúde-doença, com a melhoria da qualidade de vida da população, além de gerar maior satisfação de usuários e profissionais, uma vez que possibilita um olhar para o cuidado integral dos indivíduos”.

Além dos aspectos do cuidado, a coordenadora de Atenção à Saúde, Amanda Mares, reforçou que “o Estado de Minas Gerais tem fomentado a implementação e a ampliação da oferta das PICs na Atenção Primária, inclusive por meio de financiamento excepcional para municípios que já têm esses serviços implementados, a distribuição de insumos para a realização de algumas práticas, como a auriculoterapia e a acupuntura, além da oferta de cursos de qualificação para os profissionais”.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, visando a prevenção de diversas doenças e condições agudas, além de complementar o tratamento de algumas doenças crônicas. Atualmente, o SUS oferece gratuitamente 29 procedimentos de PICs à população.

Foto: GRS Unaí

Por GRS Unai