Na última semana do mês de maio, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí, por meio da Coordenação de Regulação, realizou uma importante capacitação destinada aos gestores municipais de saúde de Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Natalândia e Uruana de Minas. 

A capacitação foi ministrada pela coordenadora de regulação Leila Faria, contando com a expertise das referências técnicas Marinalva Rocha Brandão e Edileuda Cardoso de Sousa, além do apoio de Luiz Araújo Ferreira, representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS). 

Segundo Leila Faria, “a oficina teve como objetivo sensibilizar e orientar os gestores sobre a operacionalização do processo de pleito dos municípios para a descentralização da gestão de prestador de média e alta complexidade, conforme estabelecido pela Deliberação CIB–SUS/MG nº 3.349/2021.” 

A descentralização da gestão de prestadores consiste em um processo burocrático que visa transferir a responsabilidade da gestão dos prestadores, atualmente sob administração do Estado, para a esfera municipal. Dessa forma, os municípios assumem maior autonomia administrativa e financeira nessa área. 

Essa iniciativa é considerada estratégica para promover uma gestão mais eficiente e dedicada às necessidades locais. Uma vez que os municípios conhecem de perto a realidade e as demandas de sua população, a descentralização possibilita uma tomada de decisões mais ágil e adequada, gerando uma oferta de serviços de saúde de qualidade. 

Com a capacitação, os gestores municipais de Bonfinópolis de Minas, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Natalândia e Uruana de Minas estarão mais preparados para conduzir a gestão de prestadores de média e alta complexidade, assumindo um papel fundamental na busca por um serviço de saúde mais eficiente e acessível para todos os cidadãos desses municípios.

Gestores municipais e servidores da GRS Unaí - Foto: Leila Faria

Por GRS Unai