A Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá está prosseguindo com o monitoramento dos 11 municípios que estão executando a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), que tem por objetivo atender os pacientes no próprio território de forma humanizada. No dia 24 de maio, o município de Ervália recebeu uma visita técnica dos servidores da Coordenação de Assistência Farmacêutica, que puderam verificar as melhorias possibilitadas com recursos estaduais, bem como repassar orientações para prosseguimento do serviço.

A PDCEAF elenca 256 itens (medicamentos) para tratamento de cerca de 90 doenças, e permite que o cidadão os receba gratuitamente em seu próprio município, sem a necessidade de se deslocar até uma Unidade Regional de Saúde, muitas vezes distante de sua cidade. Atualmente, são aproximadamente 1.454 pessoas nos 11 municípios que executam o PDCEAF na área da GRS Ubá, que recebem medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para doenças especiais, como artrite reumatóide, doença pulmonar crônica obstrutiva, lúpus, Parkinson e Alzheimer.

Foto: Divulgação SMS Ervália

O monitoramento é realizado a cada oito meses para verificar se a execução do programa está de acordo com os critérios da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). “Pudemos verificar que os municípios estão implementando melhorias importantes na Assistência Farmacêutica, com os recursos do PDCEAF. Em Ervália, por exemplo, está sendo construído um novo almoxarifado, para preservar e armazenar de forma segura os medicamentos entregues à população. Os outros municípios que visitamos também investiram bem os recursos, adquirindo novos computadores, novas câmaras frias e geradores, indispensáveis para casos de falta de energia. Todo este trabalho conjunto do Estado com os municípios destina-se a simplificar o acesso dos pacientes aos medicamentos do componente especializado, que tratam doenças raras e alguns deles de alto custo”, explicou Patrícia Meichilb, coordenadora da Assistência Farmacêutica da GRS Ubá.

Maria de Fatima durante atendimento na Farmácia Popular de Ervália - Foto: Divulgação SMS Ervália

Em Ervália, que fica a 65,4 km de Ubá, a paciente Maria de Fatima da Silva Godim, é uma das beneficiadas com a descentralização do Componente Especializado. “Recebia meus medicamentos em Ubá, e tinha que fazer uma viagem para isso. Agora facilitou muito, posso pegar aqui em Ervália, onde moro, não gasto mais um dia só pra isso, rapidinho resolve”, contou Maria.

Outros municípios da área de abrangência da GRS Ubá - que estão executando a política e já foram monitorados - são: Tabuleiro, Presidente Bernardes, Miradouro e Divinésia.

Sobre o PDCEAF

Além de qualificar a assistência farmacêutica local, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa recurso financeiro para a adesão e custeio da PDCEAF, conforme especificações da Resolução SES/MG Nº 7.628/21. Os valores podem ser investidos no custeio, aquisição de mobiliários, equipamentos e/ou adequação das farmácias públicas municipais.

Os 11 municípios da GRS Ubá que já estão executando a entrega dos medicamentos da PDCEAF são: Divinésia, Ervália, Guarani, Guiricema, Miradouro, Patrocínio do Muriaé, Presidente Bernardes, Rosário da Limeira, São Francisco do Glória, Tabuleiro e Visconde do Rio Branco. Somadas, estas cidades têm mais de 114 mil habitantes que, caso necessitem, podem contar com atendimento diretamente nas farmácias municipais, o que torna a entrega mais ágil e gera economia para os municípios.

Os próximos municípios a receberem o monitoramento da GRS Ubá serão Rosário da Limeira, Patrocínio do Muriaé, São Francisco do Glória e Guarani.

Por Keila lima