A partir de quinta-feira, 1º de junho, estão abertas as inscrições de profissionais interessados em participar do Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica 2023: Desafios e Perspectivas, que será realizado em Montes Claros nos dias 28 e 29 de junho. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), vai envolver gestores e profissionais dos 86 municípios que compõem a macrorregião de Saúde do Norte e que estão fazem parte da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

O evento será realizado no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams). As inscrições devem ser feitas por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=fK7T5Tib3kigh_ZzSih1dI7lhkyvl1tElFAkXlFqRjhUOE9JM1hUOEJYRjdQSTU3TTgxOTUzTzRXRC4u

Até o dia 11 de junho, profissionais interessados em apresentar experiências exitosas ou resumos de artigos científicos de ações implementadas no segmento vigilância epidemiológica poderão formalizar inscrições pelo link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=fK7T5Tib3kigh_ZzSih1dI7lhkyvl1tElFAkXlFqRjhUMFlZNURYWUc5ODdWR0wxNFRYOUhBQjlaSS4u

Podem ser submetidos resumos em duas modalidades: artigos científicos e experiências exitosas sobre vigilância epidemiológica. Cada trabalho deverá ser classificado em uma das áreas temáticas: condições crônicas; agravos transmissíveis, incluindo temas relacionados à imunização; e informações epidemiológicas.

A divulgação dos resumos aprovados por comissão formada por profissionais da SES-MG, com titulação em cursos de mestrado e doutorado, está prevista para o dia 16 de junho. A exposição dos banners das experiências exitosas ocorre durante a realização do Seminário Macrorregional de Vigilância Epidemiológica.

Programação

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que a realização do Seminário “será um momento importante para a troca de experiências entre os profissionais de saúde, que consequentemente poderá viabilizar o aperfeiçoamento dos serviços prestados à população. Será importante também para que haja maior interação entre os profissionais dos serviços de Vigilância Epidemiológica, de Saúde e de Atenção Primária, que é a porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua a coordenadora.

Imagem: Pedro Ricardo

Dia 28 de junho o Seminário será aberto às 9h, com apresentação de análise da situação de saúde do Estado, bem como, especificamente, nas áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros e das GRS de Januária e Pirapora.

A partir das 13h30 serão abordadas questões relativas às “Condições Crônicas – Desafios e Perspectivas”. Na sequência, representantes dos municípios farão apresentações de experiências exitosas.

No dia 29 de junho, o Seminário terá continuidade a partir das 8h30, abordando o tema “Agravos Transmissíveis – Desafios e Perspectivas”. Em seguida, representantes de serviços de vigilância epidemiológica de municípios farão apresentações de experiências que alcançaram bons resultados no controle de agravos transmissíveis.

A última etapa do Seminário começará às 13h, com apresentações dos desafios e perspectivas da Diretoria de Informações em Epidemiologia da SES-MG, e de experiências exitosas obtidas por municípios da SRS Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão